Penha
Edição colaborativa do livro Penha: Relicário do Divino
Sáb, 11 de Novembro de 2017 12:36

Penha/SC - A escritora e pesquisadora Maria do Carmo Ramos Krieger está com  uma 'vaquinha virtual' para angariar fundos à publicação do livro Penha: Relicário do Divino. Trata-se de um trabalho de campo, quando a autora descreve o evento que acompanhou por muitos anos: aquela que é  considerada a mais açoriana das festas do Divino fora dos Açores. 
Conheça o site da campanha na plataforma Kickante, através do link  http://bit.do/relicario  e confira as recompensas para os que contribuírem.
Que os caminhos das Bandeiras do Divino levem-nos a melhor divulgar esta belíssima tradição!
A campanha encerra em 13/12.

 
Secretaria de Educação começa a chamar pais de crianças de 0 a 3 anos cadastrados na lista única
Sáb, 11 de Novembro de 2017 12:35

Penha/SC - Desde esta sexta-feira, dia 10, a Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC) de Penha já começou a chamar os pais das crianças de 0 a 3 anos cadastrados na fila única em busca de uma vaga nas creches municipais para fazer a matrícula dos seus filhos.
“A chamada será pela ordem do cadastramento”, esclarece a Secretária de Educação de Penha, Suselli Anacleto Batista. A secretaria pretende ligar para os pais virem pegar o protocolo na SEDUC para fazer a matrícula nas unidades escolares onde há vagas, mas como alguns não deixaram número de telefone ou não atendem, fica a recomendação para que busquem informações na secretaria.
Como a demanda é maior que a disponibilidade de vagas na educação infantil de 0 a 3 anos, o critério é da ordem de inscrição no cadastramento feito pela secretaria de educação durante este ano. “Estamos trabalhando para abrir mais vagas na educação infantil, e no ano que vem deveremos ter uma nova creche no município. Mas isso é um processo, porque a defasagem é muito grande”, argumenta Suselli.
Toda as crianças a partir de 4 anos tem vaga de meio-período garantido no ensino pré-escolar. A SEDUC já realizou a rematrícula automática dos alunos, e quanto as novas matrículas de crianças que ainda não estão na rede pública municipal de ensino de Penha, os pais devem procurar diretamente a unidade escolar onde tem interesse de matricular seus filhos a partir desta segunda-feira, dia 13.

 
Prefeitura e SEBRAE lançam Programa Cidade Empreendedora nesta Terça-Feira, dia 14
Sáb, 11 de Novembro de 2017 12:35

Penha/SC - Na próxima terça-feira, dia 14, acontece o lançamento oficial do Programa Cidade Empreendedora em Penha, às 19 horas, na Câmara Municipal de Vereadores. O Programa é uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (SEBRAE), e a Prefeitura Municipal de Penha, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico da cidade de forma planejada.
De acordo com o gestor de projetos do SEBRAE/SC, Celso Orlando Pirmann, o pacote de soluções trazido pelo "Cidade Empreendedora" visa transformar a realidade econômica do município, explorando suas potencialidades e, também, estreitando os laços do poder público com os micro e pequenos negócios existentes no local. "O programa age em diversas frentes. Através do trabalho de consultores especializados, vamos atuar no incentivo ao empreendedorismo, no plano de desenvolvimento da cidade, na desburocratização e, também, na educação empreendedora”, ressalta.
O SEBRAE/SC disponibiliza, através do Programa Cidade Empreendedora, pacotes de soluções para os municípios interessados em melhorar a situação em que se encontram, permitindo o aprimoramento do ambiente de negócios. As ações são formatadas para atender os diferentes municípios catarinenses dentro de cada realidade encontrada.
Para o prefeito de Penha, Aquiles da Costa, o Programa Cidade Empreendedora vai auxiliar na transformação do município, tanto comercialmente, urbanisticamente e turisticamente. "Contamos com a presença de toda a população no lançamento, pois, assim, a comunidade vai conhecer melhor o trabalho que será desenvolvido pelo SEBRAE e o governo municipal para promover o desenvolvimento econômico na nossa cidade”, convidou.

 
Governo Municipal anuncia reforma da Escola Antônio José Tiago
Sáb, 11 de Novembro de 2017 12:35

Penha/SC - Em reunião com pais e professores da escola municipal Antônio José Tiago, do bairro Nossa Senhora de Fátima, dia 7, terça-feira, após ouvir a opinião dos mesmos, o prefeito Aquiles da Costa anunciou que o governo municipal irá executar a reforma do prédio, que está interditado desde fevereiro por recomendações do Corpo de Bombeiros Militares, Defesa Civil Municipal e Secretaria de Planejamento de Penha.
O prefeito apresentou para a comunidade o resultado da perícia realizada entre os meses de julho e outubro pela empresa de arquitetura e engenharia Magnus, que foi contratada para periciar as condições estruturais da unidade escolar.
O engenheiro Robson Carlos Santos, que assina a perícia, acredita que a edificação, apesar da deterioração, é passível de reforma, recuperação e futura ocupação. “A estrutura de concreto armado em geral, apesar dos problemas pontuais por aparentes falhas de execução e não cumprimento do projeto apresenta-se estável, no sentido de não haver aparente risco de colapso ou desmoronamento de qualquer peça”, diz o engenheiro no seu relatório.
No entanto, ele não garante que novos problemas não possam aparecer. “A reforma não resolverá definitivamente as patologias apontadas, as quais, por questões construtivas ou devido a intempéries e variações térmicas, poderão retornar”, admitiu.
Por conta desse dilema, o prefeito Aquiles da Costa queria consultar a comunidade sobre o que fazer a respeito do prédio: “Tínhamos duas opções: Reformar ou Reconstruir. A comunidade optou pela reforma, ciente que os problemas na construção podem voltar acontecer, e novas reformas podem ser necessárias”, comentou.
O governo municipal também discutiu com a comunidade a situação dos estudantes da escola que hoje estão estudando em instalações improvisadas no salão paroquial da Igreja Cristo Rei, na Cohab. Havia a opção de ocupar quatro salas na escola Horacina Soares Francisco, que fica próxima a Igreja, na Rua Tiradentes, mas os pais preferem que seus filhos continuem no salão paroquial. “Sempre iremos respeitar a opinião da maioria, e esse é o motivo que viemos aqui ouvir a comunidade”, apontou o prefeito.
Agora, o próximo passo do governo municipal é fazer o projeto para reforma da escola, que será elaborado pela Secretaria de Planejamento. “A perícia foi fundamental também para nos apontar todos os problemas de infraestrutura que precisam ser corrigidos, e a levaremos em conta na elaboração do projeto”, revelou o secretário de planejamento da prefeitura, Everaldo Lourival Francisco, o Bodo.
A intenção do governo é que a obra esteja pronta em 2018.  Um dos principais desafios da reforma será a substituição total da cobertura, que está totalmente condenada, e cujo risco de desabar é o motivo pelo qual a própria perícia recomenda que a escola continue interditada até que a escola seja reformada.

 
Secretaria de Saúde realiza curso de capacitação sobre dengue e escorpiões
Sáb, 11 de Novembro de 2017 12:35

Penha/SC - Acontece durante essa semana mais um curso de capacitação técnica para os agentes comunitários, enfermeiras e agentes endêmicos da rede pública municipal, promovido pela Secretaria de Saúde de Penha.
Reunidos no auditório da APAE, os profissionais da saúde receberam informações sobre o manejo e controle de escorpiões na terça-feira, dia 07, e nesta sexta-feira, dia 10, haverá um curso sobre aedes aegypt, abordando as doenças causadas pelo mosquito, como dengue, zika vírus e chikungunya. O encontro começa às 13h30, com previsão de terminar até as 17 horas.
Ambos os cursos estão sendo ministrados pela vigilância epidemiológica do estado em parceria com a secretaria municipal de saúde, com objetivo de promover ações de prevenção contra acidentes e doenças causadas por estes animais.
Apesar de não terem sido registrados acidentes com escorpiões em Penha neste ano, relatos de casos na região colocaram a vigilância epidemiológica do estado em alerta. “Um dos motivos da capacitação foi preparar os agentes para fazer um inquérito sobre a presença de escorpiões em Penha”, adiantou a enfermeira Jane Luci Spricigo.
Durante o mês de novembro, os agentes da saúde de Penha estarão indo na casa dos moradores, perguntarem se já encontraram escorpiões, se já houve alguma vítima de picadas e se procuraram algum posto de saúde neste caso. Os dados vão orientar as ações da Secretaria de Saúde de Penha no combate e prevenção contra escorpiões.
Nos últimos anos, Santa Catarina tem registrado a incidência de “escorpiões amarelos”, da espécie Tityus Serrulatus, que estariam vindo de outros países, como a Argentina. Apesar de novos avistamentos do animal não terem sido relatados desde 2016, a equipe da secretaria da saúde não descarta a presença de escorpiões em Penha. “Muitas pessoas podem simplesmente matar o animal e se não houver picadas não comunicarem as autoridades. Mas esse registro é importante”, avisa a enfermeira Jane.
A recomendação da Vigilância é para que moradores mantenham seus terrenos limpos, livres de entulhos e ainda fechar bem os locais de armazenagem de lixo (latões, lixeiras, sacos, entre outros).
A picada de escorpião faz com que a pessoa sinta uma dor intensa e imediata no local e é acompanhada por vermelhidão, muitas vezes sem evolução. A Secretaria de Saúde alerta para que, em casos de picada, as pessoas procurem o Pronto Atendimento 24h imediatamente.

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL