Balneário Piçarras
Fanfarra Municipal de Balneário Piçarras tem vagas para instrumentistas
Sáb, 29 de Março de 2014 22:43
    Balneário Piçarras/SC - A Fanfarra Municipal de Balneário Piçarras está com vagas abertas para instrumentistas. Contando com instrumentos de sopro e percussão, a fanfarra hoje tem 25 integrantes e caminha para se tornar uma Banda Municipal.
    O Maestro José Sabino de Santana comemora a chegada de três novos professores, que ensinam em escolas do município e participam como professores e integrantes da Fanfarra. “Está ficando bem estruturada. Hoje temos três fanfarras, uma na Escola Francisca Borba, uma no CIEF e uma no São Brás, fora a Fanfarra Municipal”, enumera o Maestro Sabino.
    As vagas disponíveis são para trombone de vara, trompete, bombardino e percussão em geral. Podem participar alunos matriculados no município, a partir dos 9 anos de idade. As inscrições podem ser feitas às quintas-feiras na sala da fanfarra, anexa ao Ginásio de Esporte Aurélio Solano de Macedo, nos períodos da manhã e da tarde. Às terças, quartas e  quintas-feiras, durante o dia, acontecem os ensaios individuais. Aos sábados, o ensaio geral é pela manhã, das 9 as 11:30 horas.
 
Gestores de Convênios participam de encontros em Brasília
Sáb, 29 de Março de 2014 22:42
    Balneário Piçarras/SC - Membros do Colegiado de Gestores Municipais de Convênios da AMFRI estiveram em Brasília, entre os dias 17 e 19 de março, em visitas a ministérios para tratar, além de projetos de cada município, da captação de recursos através de consórcios públicos, recursos do Orçamento Geral da União, emendas parlamentares e o PAC, Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.
    Fernando Horst Hamel, Secretário de Controle Interno da Prefeitura de Balneário Piçarras, esteve nos encontros representando o município. Entre as agendas, Fernando esteve em reunião com o Gerente de Santa Catarina da Secretaria de Relações Institucional da Presidência da República, Maurício Weidgenant. Foram tratados dos recursos do Orçamento Geral da União, do PAC, emendas parlamentares de 2014 e kits para a Defesa Civil.
    Maurício apresentou informações sobre como os municípios devem proceder para atender os requisitos técnicos, de forma a garantir mais recursos e liberações de convênios junto aos ministérios. A captação de recursos através de consórcios públicos também foi tratada na reunião.
    O governo federal tem priorizado projetos que atendem municípios de forma coletiva. A AMFRI já possui os consórcios de Turismo e de Saúde, com a possibilidade da criação de um consórcio multifinalitário, com vistas a busca de recursos para outras áreas, entre elas saneamento básico, resíduos sólidos, aquicultura, mobilidade urbana e agricultura.
 
Aberta licitação para pavimentação de cinco ruas em Balneário Piçarras
Sáb, 29 de Março de 2014 22:42
    Balneário Piçarras/SC - A Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras lançou edital do processo licitatório para tomada de preços, na modalidade menor preço global, com vistas a pavimentação de ruas no bairro Nossa Senhora da Paz. Serão cinco vias que receberão a pavimentação com paver, galerias pluviais, meio fio e calçadas.
    Serão investidos, no total, R$ 1.037.875,76, obtidos através de recursos financiados pela Caixa Econômica Federal, através do programa Pró-Transporte. O calçamento será em paver intertravado tipo Holland, retangular. Nas calçadas haverá sinalização tátil, rampas de acesso para cadeirantes, além de sinalização vertical com placas e horizontal com faixas.
    As ruas que receberão as obras são a Rua Miguel Pinto, com 200 metros lineares, 1.565 m² de área na rua e 585 m² em área de calçada. A Rua Manoel Tolentino dos Santos terá 160 metros lineares, 1.124,35 m² de área na via e 612,30 m² em calçada. Já a Rua Possidônia Ana Duarte terá 74,37 metros lineares, 387,70 m² de área na rua e 200,80 m² em área de calçada. A Rua Antônio Manoel Santana terá 118,20 metros lineares, área de 832 m² de rua e 431,70 m² de calçada. A Rua Maria Pinto Santana terá 441,35 metros lineares, 3.474,10 m² de área na via e 1.204,25 m²em área de calçada.
    As informações sobre o edital estão disponíveis no site da Prefeitura de Balneário Piçarras, www.picarras.sc.gov.br e a abertura dos envelopes será no dia 11 de abril, a partir das 14 horas.
 
Secretaria de Obras executa 300 serviços de manutenção em 60 dias
Sáb, 29 de Março de 2014 22:42
    Balneário Piçarras/SC - A Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Rurais de Balneário Piçarras vem realizando serviços de limpeza, macadamização e abertura de vias. Com o maquinário e equipamentos em pleno funcionamento, a secretaria vem suprindo a demanda de solicitações de reparos pela cidade.
    Entre as benfeitorias recentes estão a limpeza e abertura da rua Vereador João Figueredo, no Centro. A rua Rubens Pedro Ribeiro, no bairro Nossa Senhora da Paz, recebeu limpeza, retirada de lama e macadamização. Na rua Bruno Beckert foi instalada tubulação no Ribeirão Ferido, para a abertura da via e macadamização. Também foram abertas e receberam o macadame as ruas Rancho Caboclo e João Inácio de Borba, no bairro Santo Antônio.
    Na Estrada Geral Nova Descoberta foi removida uma rocha, com aproximadamente 80 toneladas, que avançava parcialmente sobre a pista e representava perigo aos veículos que trafegavam no local. Após a escavação e retirada da rocha, a via recebeu alargamento e macadame.
    Hélio Beduschi, Secretário de Obras, Serviços Urbanos e Rurais, afirma que as obras de manutenção estão acontecendo em todos os bairros. A maioria das solicitações recebidas pela Secretaria de Obras, segundo Hélio, refere-se a tubulações quebradas ou entupidas, limpeza de bocas de lobo e manutenção em ruas. O Secretário acrescenta que, nos últimos 60 dias, aproximadamente 300 serviços foram executados pela Secretaria de Obras.
    A revisão e manutenção de todos os equipamentos da Secretaria é um dos fatores geradores desses índices, segundo Hélio Beduschi, assim como a instalação de um novo tanque de Diesel S-10 e limpeza do tanque existente. Com isso, tratores, escavadeiras, caminhões, roçadeiras e outros equipamentos vão para as ruas e a demanda que havia de solicitações pendentes vem sendo reduzida. Apenas um caminhão encontra-se em manutenção atualmente.
 
Exposição de esculturas "Diálogos Latinos" é aberta em Balneário Piçarras
Dom, 23 de Março de 2014 18:15
    Balneário Piçarras/SC - O Centro Cultural de Balneário Piçarras abriu na noite de segunda-feira, 17 de março, a Exposição de Esculturas "Diálogos Latinos", promovida pela Fundação Municipal de Cultura. A exposição, que segue até o dia 4 de abril, é um evento aberto ao público de forma paralela ao I Simpósio Internacional de Escultura, promovido pelo Instituto Arxo, empresa do ramo metal mecânico com unidade em Balneário Piçarras. A vernissage de lançamento contou com a presença dos artistas, admiradores de arte e imprensa do Mercosul.
    As peças expostas foram produzidas pelos 9 artistas selecionados para o simpósio e um convidado: Hugo Pagani, morador de Balneário Piçarras, assim como Eduardo Olímpio Rosa, também participante da exposição. A curadoria do evento é da Arte Educadora Silvana Maria Rebello Pereira, que expressou sua visão sobre a proposta da exposição: “Procuro investigar um ponto de equilíbrio entre o que se faz aqui em Balneário Piçarras e o que é feito em outras regiões culturais”.
    Susan Correa, Secretária de Turismo e Cultura de Balneário Piçarras, destaca que a proposta da exposição é valorizar os talentos locais e aproximar a arte da população. “Estamos valorizando dois artistas do nosso município, recebendo artistas de nível internacional, que estão participando do simpósio da Arxo e trazendo a sua arte, para que a população de Balneário Piçarras tenha contato com isso, é inédito”, explica. Para Susan, essa é a proposta da Fundação Municipal de Cultura: tornar a arte popular. Lembrou que todos os eventos realizados no Centro Cultural são abertos a população, o que aproxima a arte do público.
    Jorge Schröder é escultor e coordenador do simpósio na Arxo. Ele elogiou a iniciativa da empresa em mobilizar os funcionários e a estrutura da empresa em nome da arte. Acrescenta que, a partir da sua experiência em simpósios pelo mundo, propostas como essa trazem uma tendência global para Balneário Piçarras, considerando fundamental a parceria com o município em eventos como a Exposição de Esculturas Diálogos Latinos.
    Jorge já pensa em novas edições dos simpósios, a cada dois anos, afirmando que possivelmente artistas de todo o mundo façam parte, já que esta primeira edição foi restrita apenas ao Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, países onde a empresa tem unidades fabris. Ele diz, ainda, que após o simpósio, as peças farão parte de uma exposição itinerante e duas delas deverão ser doadas, uma para o município de Balneário Piçarras e outra para a Universidade do Vale do Itajaí, Univali. As restantes ficarão na sede do Instituto Arxo.
Artistas locais
    Eduardo Olímpio Rosa é Arte Educador, natural de Itajaí e adotou Balneário Piçarras desde muito criança. Trabalha com desenho, pintura e escultura, a partir de inspirações no surrealismo, pitadas de crítica social, política e os preconceitos da sociedade. Para ele, iniciativas de exposições como a "Diálogos Latinos" são importantes para democratizar o acesso a arte. “A partir do momento que cria-se a Fundação Cultural no município, abre-se uma oportunidade, um espaço democrático para a manifestação de toda a população da cidade que tenha interesse em manifestações artísticas e no segmento cultural”, explica. Em trabalhos futuros, Eduardo Rosa pretende unir o surrealismo ao hiperrealismo.
    Pintor e escultor chileno, que vive em Balneário Piçarras há 12 anos, o artista convidado Hugo Pagani é um apaixonado pelo espaço, seus mistérios e revelações, os quais procura transmitir em suas obras: “Paralelamente as artes plásticas, eu gosto de astronomia”, destaca. Agnóstico, Hugo Pagani busca inspirações na história, mescladas com o cotidiano, o uso de materiais reciclados e as referências a química e biologia, as quais pretendem mostrar que todos somos feitos dos mesmos materiais, a “poeira das estrelas”.
Serviço:
Exposição Diálogos Latinos
De 17 de março a 4 de abril, das 8 às 12 horas e das 13:30 às 17:30 horas
Local: Centro Cultural de Balneário Piçarras - Avenida Getúlio Vargas, 1.113
Entrada Gratuita
 
« InícioAnterior41424344454647484950PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL