Balneário Piçarras
Vigilância Sanitária apreende mercadorias de vendedor ambulante irregular
Sáb, 10 de Janeiro de 2015 15:12
Balneário Piçarras/SC - A Prefeitura de Balneário Piçarras intensificou a fiscalização aos vendedores ambulantes que atuam no município. No sábado, 3 de janeiro, à noite, fiscais do departamento de Vigilância Sanitária apreenderam produtos que estavam sendo comercializados de maneira irregular. A abordagem ocorreu próximo ao palco montado na praia central, durante um dos shows da programação de verão do município.
Leia mais...
 
Obras de recuperação da rua Timbó já estão concluídas
Sáb, 06 de Dezembro de 2014 14:17
    A Secretaria Municipal de Obras de Balneário Piçarras concluiu no início da semana os trabalhos de recuperação da rua Timbó, no centro da cidade. O trânsito no local, que ficou obstruído durante o andamento das obras, já flui normalmente desde terça-feira, quando foram concluídos os reparos.
    De acordo com o secretário de Obras de Balneário Piçarras, Hélio Beduschi, as reformas na rua Timbó incluíram a troca da antiga tubulação por uma de diâmetro maior, que facilitará o escoamento da água pluvial; a instalação de quatro novas bocas de lobo e a substituição das que já existiam; e a reconstrução das calçadas. “Substituímos os antigos tubos de 30 centímetros por novos de 40 cm para dar mais vazão à água. A tubulação antiga se encontrava assoreada e em péssimo estado”, explica o secretário de Obras.
    Além da conclusão das reformas na rua Timbó, a Secretaria de Obras finaliza os trabalhos de revitalização do calçadão da Beira-Rio. A reforma inclui recuperação do passeio e pintura. “Em virtude da chuva, não será possível concluir essa obra essa semana, mas ela será entregue na semana que vem”, explica Beduschi.
Poda de árvores facilitará monitoramento de câmeras
    A pedido do tenente Carlos Alberto Mafra Junior, comandante da Polícia Militar de Balneário Piçarras, a Secretaria de Obras faz a poda das árvores que estão obstruindo o campo de visão das câmeras de monitoramento instaladas pelo município.
    Segundo a recomendação da Polícia Militar, os quatro pontos onde há déficit de visão são os seguintes: esquina entre a avenida Emanoel Pinto e a rua Alexandre Guilherme Figueiredo; esquina entre a avenida Nereu Ramos e a rua Vitor Zimmermann; esquina entre as avenidas Nereu Ramos e a Getúlio Vargas; esquina entre a avenida Nereu Ramos e a rua Adão Duque e trecho da avenida Nereu Ramos na região norte. “Gostaríamos de esclarecer que não estamos cortando árvores, e sim as podando, por motivo de segurança e sob recomendação da Polícia Militar”, frisa o secretário de Obras.
 
Biblioteca Pública ganha relíquia de moradora de Balneário Piçarras
Sáb, 06 de Dezembro de 2014 14:17
    Balneário Piçarras/SC - A Biblioteca Pública Municipal José Ferreira da Silva, de Balneário Piçarras, ganhou um presente ilustre no fim do mês de outubro: uma rara máquina de escrever da década de 40. A relíquia, da marca alemã Mercedes, foi doada pela intérprete de LIBRAS (a língua brasileira de sinais) e moradora da cidade, Andressa Ristau Linhares Bachmann, 38 anos.
    A peça foi adquirida no início dos anos 80 pelo pai de Andressa, Valmor Romani, que naquela época administrava uma loja de confecções. “Um cliente do Rio Grande do Sul fez compras na loja e não pagou. Entre as mercadorias que meu pai pegou em troca da dívida estava essa máquina de escrever”, lembra a intérprete.
    Mais do que um objeto de uso doméstico, essa pequena relíquia ganhou o lugar de um filho no coração do então comerciante Valmor. “Cuidava muito bem dela. Lembro-me bem que ela já era bem antiga naquela época, mas ele fazia questão de usá-la”, acrescenta Andressa.
    Valmor faleceu em 24 de maio desse ano, aos 63 anos, após sofrer um infarto-fulminante. A máquina foi encontrada na casa onde ele morava, em Joaçaba. “Quando meu filho a viu pela primeira vez, quis logo ficar para ele. Sinto que uma parte de mim foi dada para Piçarras”, conta Andressa, emocionada.
    Doar a pequena máquina de escrever à biblioteca do município foi uma iniciativa espontânea de Andressa, que chegou a pensar em expô-la no museu de Itajaí. “Parei e pensei melhor. Eu moro em Piçarras, então, por que não doá-la para a minha cidade?”, revela.
    A escolha pela biblioteca foi emblemática: refletiu o desejo de despertar o hábito da leitura e da escrita na nova geração. “A máquina de escrever e os livros têm entre si uma relação bem estreita. Sinto-me orgulhosa de poder contribuir para a cultura do município”, acrescenta Andressa.
    Segundo a intérprete, as primeiras maquinas de escrever da marca Mercedes, modelo Selecta, foram fabricadas em 1918 na Alemanha. “As primeiras peças traduzidas e configuradas para a língua portuguesa foram comercializadas, muito provavelmente, por volta de 1940”, acredita.
 
Alunos da Monteiro Lobato distribuem brinquedos para instituições do município
Sáb, 06 de Dezembro de 2014 14:16
    Balneário Piçarras/SC - Dezesseis alunos da escola Monteiro Lobato, no bairro Nossa Senhora da Paz, em Balneário Piçarras, deram um verdadeiro exemplo de solidariedade nesta segunda-feira, 1º de dezembro. Orientados pelas professoras Elenice Ficher, Miriam Fátima Santana da Silva, Alessandra Cristina Pereira e Elyse Fernanda Sant’Anna Travassos, todas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), eles distribuíram brinquedos para crianças de quatro instituições do município.  
    Os “presentes” foram arrecadados pelos próprios alunos do segundo ano da escola. Todo o projeto foi coordenado por Cíntia Metzner de Sousa e supervisionado por Lucinéia Vicente. “Quatro alunas do oitavo ano da escola também ajudaram bastante na organização da campanha”, lembra a diretora da Monteiro Lobato, Luciana Suzin, que elogiou a iniciativa das bolsistas do Pibid. “Essa campanha estimula a solidariedade e faz com que os alunos entendam que há crianças que precisam mais do que eles”, frisa a diretora.
    Os mais de 300 brinquedos arrecadados durante a campanha foram distribuídos no início da manhã de ontem. Detalhe: todas as 16 crianças envolvidas na entrega usavam gorros de Papai Noel, em alusão ao espírito natalino. Duas delas, excepcionalmente, foram vestidas com o traje do “Bom Velhinho” e da Mamãe Noel. “Nem todos os pais despertam no filho essa consciência social. O papel do professor não é mais só o de passar conhecimento, mas também o de educar”, explica a professora Elyse Fernanda Sant’Anna Travassos.
    O primeiro roteiro da “viagem” foi a extensão do Centro de Educação Infantil Tia Pequena, no bairro Nossa Senhora da Paz. Em seguida, a entrega aconteceu na Associação “Caminhar Juntos”, também no Nossa Senhora da Paz. O Abrigo Anjo Gabriel, no Centro, e o Centro de Educação Infantil Tia Pequena, no Nossa Senhora da Paz, foram as outras duas instituições que receberam a visita especial.
 
Prefeitura adquire novo caminhão Pipa para atender a comunidade piçarrense
Sáb, 08 de Novembro de 2014 16:26
    Balneário Piçarras/SC - A prefeitura de Balneário Piçarras adquiriu nesta semana um Caminhão Pipa com capacidade para 18 mil litros de água para compor a frota da secretaria de Obras. O caminhão é equipado ainda com um canhão, que lança jatos d’água e mangueiras, podendo ser utilizado para limpeza de bueiros e inclusive, no combate a incêndios.
    O caminhão da marca Iveco, foi adquirido juntamente com o tanque, que juntos somam o valor de R$ 239.600,00 de recursos próprios da Prefeitura. Além de investir na renovação da frota municipal, a aquisição visa oferecer um serviço de qualidade para população.
    O prefeito Leonel José Martins (PSDB), explicou que o caminhão pipa em uso era antigo, ultrapassado e não conseguia mais cumprir com a demanda de serviços diários. “Hoje com o novo caminhão, a Prefeitura, além de economizar, vai garantir um serviço de qualidade para a população”, enfatizou.
    A renovação da frota municipal é um dos objetivos da atual Administração. Desde 2013, através de convênios, emendas parlamentares e recursos próprios, a prefeitura já entregou um automóvel de sete lugares à secretaria de Educação, dois automóveis de sete lugares e duas ambulâncias à secretaria de Saúde, cinco automóveis à Polícia Militar, dois automóveis à secretaria de Assistência Social e quatro maquinários à secretaria de Obras.
 
« InícioAnterior41424344454647484950PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL