Balneário Piçarras
Palestra trata da prevenção e controle da hipertensão e diabetes
Qua, 23 de Abril de 2014 19:24
    Balneário Piçarras/SC - Na tarde de segunda-feira, 14 de abril, a naturóloga Priscilla Cardoso Jorge fez uma palestra sobre qualidade de vida e alimentação saudável para hipertensos e diabéticos. O encontro foi no Posto de Saúde Central e teve participação também de Agentes Comunitárias de Saúde e enfermeiras.
    A palestra trouxe informações sobre qualidade de vida, alimentação saudável, exercícios e contato com a natureza, além de cuidados com o coração. Tratou sobre a hipertensão e os fatores de risco, em especial o stress e as formas de prevenção.
    Na apresentação, Priscilla definiu o termo “saúde” não como ausência de doença, e sim, um estado de bem-estar físico, mental, social e ambiental. Ou seja, algumas atitudes no dia a dia podem promover melhor qualidade de vida e atuar de forma preventiva contra muitos problemas de saúde.
    Hipertensão é a tensão elevada nos vasos sanguíneos, acima de 140 mmHg (milímetros de mercúrio, unidade de pressão) para a sistólica por 90 mmHg na diastólica. A média considerada normal é de 120/80 mmHg, a famosa “12x8”. Entre os principais fatores de risco citados, estão a idade, hereditariedade, excesso de peso, sedentarismo, muito uso de sal, fumo e, em destaque, o stress, considerado por Priscila um vilão.
    A naturóloga destacou que, para prevenir a hipertensão, a adoção de alguns hábitos é fundamental, entre eles a prática de exercícios físicos, nutrição adequada, evitar fumo e álcool. Na alimentação também está uma forma importante na prevenção de diversas doenças. Priscilla destacou alguns alimentos, como alho, vegetais em tons amarelos como a cenoura e a abóbora, as folhas verdes escuras, além de brócolis, tomate, limão e muitos outros alimentos do dia a dia.
    A naturóloga Priscilla passou aos presentes dicas de consumo desses vegetais, de forma a aproveitar os nutrientes que reduzem os riscos de hipertensão. Por exemplo, 3 dentes amassados de alho, deixados por 2 horas e depois consumidos 30 minutos antes do almoço ajuda a reduzir o colesterol LDL (considerado ruim) e aumentar o HDL (considerado bom).
    Priscilla ainda mostrou plantas medicinais que são excelentes para a tônica dos vasos sanguíneos e regularização cardíaca, como a Embaúba. Agrião, rabanete e brócolis, assim como o limão, também ajudam e reduzir os níveis de colesterol ruim. “Se cuidarmos com a alimentação e os exercícios, conseguimos controlar”, destacou a naturóloga.
    Em caso de diabetes, as recomendações da naturóloga são refeições em curto intervalo de tempo, em média a cada 3 horas, em pequenas quantidades, caminhadas de 30 minutos por dia e evitar gorduras, álcool, jejum e doces. Para quem tem diabetes é preciso evitar até mesmo algumas frutas, como banana, cereja, uva, manga e outras que contêm açúcares naturais, a frutose. Por outro lado, as folhas verdes, temperos como manjericão e cereais integrais ajudam na alimentação saudável. Frutas como limão, maçã fuji e morango são recomendadas.
    A naturóloga Priscilla destacou que, além da alimentação, a prática de exercícios de relaxamento também ajuda a promover a qualidade de vida, citando como exemplo o Lian Gong e a Dança Sênior, ministrados na Academia da Saúde. “Saia da rotina, acorde de uma forma diferente, viva o agora, viva o presente, promova a saúde e o bem-estar, seja um indivíduo consciente, o hoje representará no amanhã”, finalizou a naturóloga.
 
Plano de Resíduos Sólidos é apresentado em Audiência Pública em Baln. Piçarras
Qua, 23 de Abril de 2014 19:14
Na sexta-feira, 11 de abril, aconteceu na Câmara de Vereadores a Audiência Pública sobre o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que apresentou um diagnóstico da situação de produção e destinação dos resíduos que a Balneário Piçarras produz. A Fral Consultoria, empresa contratada pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu – AMFRI para elaborar os estudos, mostrou dados em níveis macrorregionais e também local. O PMGIRS é exigência das Leis n° 11.445/07 e 12.305/10, conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O vice-prefeito de Balneário Piçarras, Flávio Tironi (PSD), abriu a Audiência Pública tratando da importância para a cidade, pois a partir dos dados é possível conhecer, buscar as soluções e melhorar o que já existe. Passou a palavra ao engenheiro da Fral Consultoria, Denis Roberto do Rego, que começou tratando das etapas do PMGIRS.
Leia mais...
 
Inscrições do 8º Encontro de Amigos de Balneário Piçarras seguem até dia 17 de abril
Qui, 17 de Abril de 2014 14:13
    Balneário Piçarras/SC - As inscrições para 8º Encontro de Amigos de Balneário Piçarras seguem abertas até o dia 17 de abril, na sede da Secretaria de Turismo. O evento acontece no dia 27 de abril, das 10 às 18 horas, na Avenida José Temístocles de Macedo, a Beira Mar. Promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Turismo, o 8º Encontro dos Amigos vai trazer muita animação com grupos, música e boa comida.
    Os grupos têm a opção de instalar a própria barraca, padronizada, com espaço de 5 x 5 metros e pé-direito de 3,5 metros, ou alugar a mesma por R$ 250,00, valor que inclui montagem e desmontagem da estrutura, pago no ato da inscrição. O grupo deverá, ainda, informar o tipo de alimentação que será preparado, a necessidade ou não do uso de pontos de energia elétrica e se haverá som mecânico ou ao vivo.
    Grupos com barracas próprias não precisam pagar a taxa de locação, desde que preencham os critérios de padronização e com aprovação prévia pela Secretaria de Turismo. Neste caso, fica o grupo responsável pela montagem e desmontagem das barracas.
Serviço:
8º Encontro de Amigos de Balneário Piçarras
- Dia 27 de abril de 2014, Avenida José Temístocles de Macedo entre as ruas Manoel Ferreira e José Duarte de Melo.
- Inscrições: até o dia 17 de abril, das 08 às 12 horas e das 13:30 às 17:30 horas
- Secretaria de Turismo e Cultura - Casa do Turista
Av. Getulio Vargas, nº 1225, Centro
 
Prefeitura apresenta o 3º Festival de Teatro de Balneário Piçarras
Qui, 17 de Abril de 2014 14:12
    Balneário Piçarras/SC - Após 23 anos, Balneário Piçarras será palco novamente do Festival de Teatro, trazendo o resgate de um grande evento que leva o teatro até a população, com montagens consagradas de diversos gêneros teatrais. Realizados pelas primeiras vezes em 1990 e 1991, nesta terceira edição o Festival de Teatro vai trazer 10 peças, apresentadas no Centro Cultural e também nas ruas da cidade, além de debates culturais. O 3º Festival de Teatro é uma ação do Governo Municipal de Balneário Piçarras, através da Fundação de Cultura. Todas as apresentações são gratuitas para a população.
    A programação começa na sexta-feira, 18 de abril, às 20:30 horas com a montagem da “Paixão de Cristo” pela Associação Teatral Filhos do Santo Antônio. Tradicional no município, a encenação vai passar por diversas fases da vida de Jesus Cristo e acontece na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, na Avenida Nereu Ramos, Centro.
    Na quarta-feira, 23 de abril, será apresentada a peça “Baús do Tesouro”, com a Companhia Artística Avenida Lamparina. O espetáculo será na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, às 10:30 e às 15 horas, seguida de debate no mesmo local. Às 19:30 horas, a Companhia Experimentus apresenta no Centro Cultural a peça “Dois Amores e um Bicho”, com debate após a apresentação
    Quinta-feira, 24 de abril, às 10:30 horas na praça da Igreja Matriz, será apresentada a peça “Amor por Anexins”, com Dionisos Teatro e classificação 12 anos. Às 15 horas a peça será reapresentada, seguida de debate no mesmo local. Às 19:30 horas, o Centro Cultural recebe a montagem “Entardecer”, também com Dionisos Teatro, seguido de debate.
    A sexta-feira, 25 de abril, promete trazer a cultura popular catarinense em duas montagens. A Companhia Manipuladora de Formas Etc I Tal apresenta, às 10:30 horas, a peça “Alevanta Boi”, na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz. A Companhia Mútua apresenta a montagem “Um Príncipe chamado Exupéry”, no segundo piso do Centro Cultural, em dois horários: 15 horas e 19:30 horas, com debate após a apresentação noturna e lugares limitados a 60 pessoas.
    Encerrando o 3º Festival de Teatro de Balneário Piçarras, no sábado 26 de abril, o Grupo Volta do Poço apresenta a peça “Síndrome”, no Centro Cultural a partir das 15 horas, com debate após o espetáculo. Às 17 horas, a Companhia Traço apresenta “Fulaninha e Dona Coisa”, na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz. Já às 19:30 horas, no Centro Cultural, o Grupo Risco traz a peça “Cem Dias”. Após a apresentação também haverá debate no mesmo local.
 
Semana da Saúde mobiliza escolas de Balneário Piçarras
Qui, 17 de Abril de 2014 14:12
    Balneário Piçarras/SC - A Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras realizou entre os dias 7 e 11 de abril a Semana da Saúde na Escola, com atividades envolvendo estudantes, professores e equipes da Saúde da Família, mobilizando mais de 70% da rede municipal de ensino. O tema deste ano, “Práticas corporais, atividades físicas e lazer”, focou a relação entre a saúde e a temática, sem a função competitiva das atividades esportivas e sim como meio de promoção da saúde.
    O início das atividades, em 7 de abril, envolveu alunos do jardim ao 4º ano e do 5º ao 8º ano, no Centro Integrado de Ensino Fundamental - CIEF. Na terça-feira, dia 8, aconteceu pela manhã e tarde uma caminhada na orla da praia com a comunidade e alunos do CIEF, que reuniu mais de 500 pessoas no total, segundo a organização.
    Na quarta-feira, 8 de abril, professores e alunos do CIEF realizaram gincana e atividades físicas, além de atividades com skate. No dia 10, quinta, os alunos do CIEF fizeram salada de frutas com ingredientes trazidos pelos estudantes, além de aulas de judô. A salada de frutas também foi preparada na Escola Felicidade Pinto Figueredo, que realizou ainda, durante todos os dias, trabalhos e exposições sobre o tema Alimentação Saudável. Na quinta-feira, aconteceu uma grande gincana com brincadeiras como corrida do saco, cabo de guerra e ciclismo infantil no pátio, com bicicletas da Federação Catarinense de Ciclismo. Estas atividades envolveram a Educação Infantil e anos iniciais, os anos finais tiveram atividades de vôlei, futsal, basquete e tênis de mesa.
    A Escola Núcleo São Brás realizou na quinta uma gincana com a equipe de Saúde da Família e a Escola Francisca Borba teve atividades de capoeira. Na quinta e na sexta, a Escola Monteiro Lobato fez avaliação antropométrica nos alunos e cálculos de índice de massa corpórea (IMC), além de atividades de Lian Gong, técnica chinesa oferecida pelo município na Academia da Saúde.
    Segundo o coordenador do PSE em Balneário Piçarras, psicólogo Vinicius Luis de Lins, o objetivo da semana foi aproximar a equipe de saúde da escola, para que possam articular ações contínuas e dar atenção a um público que normalmente não vai em uma Unidade de Saúde a não ser em caso de doenças. Para Vinícius, as atividades desenvolvidas na Semana da Saúde na Escola são uma forma de promoção da saúde. “É importante eles perceberem que é bacana fazer atividade física como forma de lazer também”, completa.
 
« InícioAnterior41424344454647484950PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL