Navegantes
Prefeitura realiza drenagem e repavimentação em diversas ruas do município
Seg, 11 de Setembro de 2017 22:34

Navegantes/SC - A Secretaria de Saneamento Básico (SESAN), em parceria com a Secretaria de Obras, estão realizando um importante trabalho em diversos bairros do município. Trata-se da drenagem, manutenção e algumas repavimentações de ruas.
No bairro Machados, a Rua Edgar Neguerbom recebeu drenagem e na Rua Pedro Costa foram colocadas bocas de lobo e poço de visita. No Gravatá, as Ruas Argentina, Paraguai, Bolívia, Uruguai e Anita Garibaldi, que já possuem drenagem, receberam manutenção nas bocas de lobo. Ainda no Gravatá, na Rua Luís Manoel do Nascimento foram colocados 520 metros de tubulação nova para drenagem e a rua já está sendo repavimentada. A Rua José Romão, através de uma parceria do poder público com uma empresa privada, está recebendo tubulação para fazer a drenagem e posteriormente vai ser repavimentada. Parte da Rua Henrique Julião recebeu drenagem e repavimentação e a Rua Luís Nascimento recebeu a recuperação da drenagem.
Já no Centro, as Ruas Osório Viana e Efeuzina Gaya receberam drenagem e repavimentação.
Os secretários das pastas de Saneamento e Obras, Valmir Cesar Francisco e Sebastião Alves da Silva, explicam que essa parceria é muito importante, pois com esse trabalho vai ser possível dar mais vazão a água das chuvas nas ruas mencionadas.

 
Projeto Dançando além do CEU estreia com sucesso em Navegantes
Seg, 11 de Setembro de 2017 22:34

Navegantes/SC - O espetáculo “Infância sem Trégua – A Arte Transforma”, estreou na noite de segunda-feira, no bairro Nossa Senhora das Graças e contou com a participação de autoridades, estudantes, professores, familiares e comunidade em geral. O espetáculo faz parte da segunda Edição do Projeto “Dançando além do CEU”, que é realizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Navegantes com o apoio das empresas Portonave e MSC.
Realizado nas dependências do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), nas terças e quintas, nos períodos matutino e vespertino, o projeto atende diretamente com a dança 25 crianças e adolescentes e através de uma parceria com o Centro Integração Empresa e Escola (CIEE), alguns desses alunos são encaminhados para o mercado de trabalho.
A professora e coreógrafa Bianca Alcântara Baldo explica que a proposta da apresentação é tratar de forma contemporânea com técnicas de estilo livre, a dança, a literatura e as artes integradas, questões diretamente ligadas ao trabalho infantil e aos Direitos da Criança e do Adolescente.
Durante a estreia, dez adolescentes do projeto foram apresentados como novos membros do programa Jovens Aprendizes da Portonave.
Sinopse do espetáculo
Durante 40 minutos a composição coreográfica expressa através da dança um tema de extrema relevância social que requer urgência em seus estudos e busca por soluções:  O trabalho infantil e o direito da criança e do adolescente.
O espetáculo gira em torno de duas crianças que foram rejeitadas desde o seio materno, onde o desenvolvimento “deste ser” passou longe de afeto e amor, e em plena formação os reflexos da exploração infantil já são sentidos.
Com pouca referência do que realmente é o mundo, essas crianças tornam-se perdidas em uma sociedade que assiste de pé a trágica situação dos direitos violados que é repleta de medos e incertezas. As cenas projetam uma luta constante entre a arte e a dor os direitos e a exploração.
Por vários momentos, pensamentos imaginários aparecem como flash despertando uma esperança de que nenhuma fase de sua infância será novamente interrompida. As lembranças do passado e o desejo de estudar, de se dedicar as artes e de ter uma oportunidade causa uma revolta constante a essa infância.
Dá-se início a interrogação: Qual minha verdadeira identidade? E se tivéssemos uma oportunidade? Só uma oportunidade?

 
Navegantes inicia Formação do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa
Seg, 11 de Setembro de 2017 22:34

Navegantes/SC - Acontece na segunda-feira, 11, a primeira etapa da Formação Continuada do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), para 160 alfabetizadores, que trabalham com alunos da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental. O PNAIC iniciou neste segundo semestre respeitando o calendário definido pelo Governo Federal, que prevê outras Formações até o final do ano.
A secretária de Educação, professora Regina Célia Correia, explica que o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios, com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O programa se dá em Formação Continuada e tem como objetivo apoiar todos os professores que atuam no ciclo de alfabetização, incluindo os que atuam nas turmas multisseriadas e multietapas, apoiar os professores de Pré-escola, os Coordenadores Pedagógicos e os mediadores e articuladores do Programa Novo Mais Educação.
Todo o cronograma, material específico e desenvolvimento dos trabalhos seguem as orientações do Ministério da Educação. Vale ressaltar que o foco será em cima da alfabetização e letramento.­

 
Campanha de Multivacinação inicia nesta segunda-feira
Seg, 11 de Setembro de 2017 22:33

Navegantes/SC - A Secretaria Municipal de Saúde de Navegantes realizará entre os dias 11 a 22 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação. O auge da campanha será no dia 16, considerado o “Dia D”, quando será feita uma grande mobilização.
De acordo com a enfermeira Helena Soares, trata-se de uma estratégia de realizar a revisão e atualização das cadernetas de vacinação, disponibilizando as vacinas pendentes. “É uma oportunidade para os pais ou responsáveis atualizarem a carteira de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos. A nossa principal meta é de proteger a população contra as principais doenças para as quais existem vacinas disponíveis. Vamos mobilizar as comunidades para atingir um maior número de pessoas,” destaca a enfermeira.
A população deve procurar o local para vacinação mais próximo da sua casa. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que dispõem de sala de vacina são: Machados, Porto da Balsas, São Domingos II, Verde Mar, Gravatá, Central, São Pedro e São Paulo.

 
SEBRAE e Prefeitura de Navegantes firmam parceria para fomentar o turismo
Seg, 11 de Setembro de 2017 22:33

Navegantes/SC - Realizar um diagnóstico que permitirá a futura tomada de decisões, visando o fomento da atividade turística em Navegantes, foi o objetivo de um convênio firmado entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (SEBRAE/SC) e a prefeitura local. O evento de lançamento ocorreu na noite desta segunda-feira, 4 de setembro, reunindo lideranças políticas, empresariais e da sociedade, representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Navegantes e, também, da Associação de Bares, Restaurantes e Hotéis de Navegantes (Abrhon).
A parceria entre o município do litoral e o SEBRAE visa elaborar, após um período de aproximadamente seis meses de pesquisa, o Plano Municipal de Turismo, o Plano de Marketing e o Manual de Identidade Visual da cidade. A consolidação e a aplicação do documento que será formatado deve ser viabilizada através de projeto de lei, que será enviado para a Câmara de Municipal de Vereadores. A iniciativa visa garantir a efetivação dos planos durante as próximas gestões executivas.
“É uma demonstração clara de que o município está levando como prioridade o desenvolvimento do turismo, visando o desenvolvimento econômico de uma maneira geral. Através destes planos, daremos um direcionamento bem claro nas ações que a cidade deve investir, no setor que é uma das suas verdadeiras opções”, ressalta o gestor de projetos do SEBRAE/SC Celso Pirmann.
Presente no evento, Luciano Segura, superintendente do Aeroporto Internacional de Navegantes, ressalta que a parceria entre o SEBRAE e a Prefeitura de Navegantes vai possibilitar a definição de estratégias e a exploração de potencialidades turísticas como esportes aquáticos, ecoturismo, aventuras, turismo religioso, entre outros. “Eu entendo que a região é bastante rica. A ideia é que esse plano integre entes privados e públicos. Quanto mais fomento, mais o aeroporto estará movimentado. Um exemplo é em outubro. Nós temos 64 vôos extras pra região. São praticamente seis mil turistas que chegam na cidade para as festas, mas não ficam aqui. A intenção é fazê-los notar de que existem atrativos bem ao lado”, enfatiza.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Carlos Sérgio de Souza, a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Navegantes e o SEBRAE/SC foi impulsionada pela expertise da entidade no fomento da importante área econômica, além do incentivo ao protagonismo dos micro e pequenos negócios. “Vem trazer uma coisa que estava faltando. Hoje, somos uma cidade turística que, infelizmente, se desenvolveu sem planejamento. E esse planejamento vai fazer com que a gente avance cada vez mais em um turismo sustentável. Vamos fazer um pacote bacana para que Navegantes se desenvolva. O potencial já existe, só temos fazer com que deslanche no cenário nacional”, conclui.
As pesquisas devem iniciar no início do mês de outubro, com diversas metodologias. Entre elas, análise SWOT, definição de público-alvo, definição do posicionamento mercadológico, definição de estratégias, realização de um seminário para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), análise dos aspectos socioambientais na área turística, entre outras.

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL