Navegantes
Vacina da febre amarela está disponível nas UBS’s para quem for viajar para áreas de risco
Sáb, 20 de Janeiro de 2018 12:56

Navegantes/SC - A Secretaria da Saúde da Navegantes informa que estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município as vacinas contra a febre amarela. Apesar de Navegantes não ser uma região endêmica, a vacinação é recomendada para as pessoas que forem viajar para áreas de risco. 
Conforme a Secretária-Adjunta da Saúde, enfermeira Marluza Trevisan, a dose única da vacina pode ser encontrada em todas as unidades que possuem sala de vacinação no município: UBS Central, Verde Mar, Gravatá, São Domingos 2, Porto das Balsas, Nossa Senhora das Graças, Machados, Escalvadinho e São Pedro.
Para poder tomar a vacina, o cidadão que estiver com viagem marcada deverá dirigir-se à unidade de saúde mais próxima e fazer a solicitação da vacina antecipadamente, em um prazo mínimo de 10 dias. A medida é necessária por recomendação do Ministério da Saúde, já que uma dose da vacina não é aplicada individualmente, mas sim para um grupo de cinco pessoas.
Saiba mais:
Quem pode tomar a vacina da febre amarela?
A vacina está indicada para todas as pessoas de 9 meses até 60 anos de idade que não tenham nenhuma contraindicação.
Quem não pode tomar a vacina? Quais as contraindicações?
1. Imunossupressão: Esta é principal contraindicação. Isso significa que as pessoas que por alguma razão estejam com o sistema imunológico comprometido por quaisquer doenças ativas que cursem com imunossupressão e/ou pelo uso de quaisquer medicamentos que levem à imunodepressão - como quimioterápicos ou corticoides em altas doses-  não devem receber a vacina.
2. Gestantes: APENAS as gestantes que moram em área de extremo risco, localizadas em 75 municípios do Brasil, devem tomar a vacina. Não há orientação para vacinar as gestantes que NÃO residem nestas áreas.
3. Alergia Grave ao OVO: Pessoas que tem alergia importante e grave ao ovo não devem receber a vacina.
4. Bebês com menos de 6 meses de idade: O vírus da vacina pode causar problemas neurológicos nos bebês pequenos. As mães que amamentam bebês com menos de 6 meses de idade também NÃO devem receber a vacina, a não ser em situações de risco muito específicas, uma vez que depois da vacina estas mães devem ficar pelo menos 10 dias sem amamentar. O leite deste período deve ser desprezado. Por isso, recomenda-se que mães lactantes de bebês com menos de 6 meses sejam individualmente  avaliadas para que se possa ponderar o risco e o benefício da vacina ante a interrupção da amamentação.
A vacina dá muitos efeitos colaterais?
Os efeitos colaterais mais comuns da vacina da febre amarela são os mesmos das outras vacinas: um pouco de dor no local da aplicação, dor no corpo, febre e mal-estar. Importante lembrar que nem todas as pessoas apresentam estes sintomas.
Quantas doses são necessárias para garantir proteção?
UMA dose protege a vida toda, segundo os estudos mais recentes. Por isso, quem já tomou pelo menos UMA dose da vacina na vida NÃO precisa se revacinar, mesmo que esta dose tenha sido ministrada há mais de 10 anos. A única exceção é para as crianças de 9 meses a 5 anos de idade. Quem recebeu uma dose neste período deve receber um reforço depois dos 5 anos.
Recebi um certificado de vacina contra a febre amarela para viajar e lá consta que devo fazer uma dose de reforço depois de 10 anos. Isso está valendo?
NÃO. Não está valendo mais. Esta era a orientação antiga que foi atualmente reformulada. As autoridades de saúde reconheceram que apenas UMA dose é suficiente para garantir proteção.

 
Junta Militar de Navegantes esclarece mudanças para agilizar processos de alistamento
Sáb, 20 de Janeiro de 2018 12:55

Navegantes/SC - A Junta Militar de Navegantes informa aos cidadãos que a emissão de documentos militares mudou. Os jovens dispensados devem comparecer na Junta Militar do município para emissão do Certificado Militar Único (CMU) e não mais a carteirinha com foto. O CMU será impresso para o cidadão e também ficará à disposição no sistema, agilizando o processo. O sistema é mais moderno e traz maior agilidade ao processo.
Conforme o secretário da Junta de Navegantes, Rogerio Cordova Diniz, esse novo documento permite a certificação digital, unindo em um único formato os Certificados de Dispensa de Incorporação, de Isenção e de Dispensa do Serviço Alternativo. No entanto, vale destacar que os documentos emitidos nos modelos antigos continuam válidos, sem a necessidade de troca.
Além disso, o secretário da Junta explica que houve mudança também no calendário das datas de juramento à Bandeira e entrega de certificados de reservista. Com o intuito de facilitar e agilizar o processo, o juramento e a entrega de certificados de reservista passa a acontecer todos os meses e não mais em apenas uma vez por ano, como era até 2017. A mudança vale tanto para os reservistas que completam 18 anos de idade em 2018 quanto para os jovens que, por algum motivo, não conseguiram fazer o alistamento e posterior dispensa na data correta. Lembrando que o prazo para solicitação do alistamento pra quem nasceu no ano de 2000 é até 30 de junho de 2018.
Confira o calendário das datas de juramento à bandeira e entrega de certificados de reservista para 2018:
08/02/2018
08/03/2018
09/04/2018
08/05/2018
08/06/2018
09/07/2018
08/08/2018
10/09/2018
08/10/2018
08/11/2018
10/12/2018

 
Secretaria de Segurança Pública quer implantar Projeto Câmera Popular
Sáb, 20 de Janeiro de 2018 12:55

Navegantes/SC - A Secretaria de Segurança Pública de Navegantes desenvolveu um projeto chamado “Câmera Popular”, que autoriza todos os cidadãos que possuem câmeras de monitoramento em suas residências ou comércios a cederem as imagens para uso da Secretaria de Segurança, Polícia Militar e Justiça, em casos de necessidade.
Conforme o secretário da pasta, Johnny Coelho, com o projeto, todo o cidadão que queira ceder as imagens de suas câmeras para utilização dos órgãos de segurança terá as imagens armazenadas dentro de um sistema que é monitorado em uma sala dentro da Secretaria de Segurança e outra na sede do 25º Batalhão de Polícia Militar.
Até o momento, 10 câmeras já estão prontas para terem suas imagens inseridas no sistema. A previsão da Secretaria de Segurança é de que, em 30 dias, cerca de 100 câmeras estejam integradas ao sistema. “Aproveitamos para chamar os empresários a serem parceiros nesse projeto e cederem as suas imagens, para que possamos reforçar a segurança em nosso município”, explicou o secretário.
Vale ressaltar que o município já possui 15 câmeras de monitoramento na cidade e as novas câmeras ampliarão o monitoramento dos órgãos de segurança. Também está em processo de licitação a aquisição de mais 30 câmeras de segurança e quatro monitores que farão o monitoramento nas entradas e saídas da cidade.

 
Fundação Cultural divulga resultado final da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Navegantes
Sáb, 20 de Janeiro de 2018 12:55

Navegantes/SC - A Fundação Cultural de Navegantes divulgou, na quarta-feira (17), o resultado final da seleção de projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Seleção 2017. Os contemplados deverão comparecer à sede da Fundação Cultural de Navegantes, em no máximo 15 dias após a divulgação do resultado final no Diário Oficial dos Municípios (com data de publicação em 15/01/2018), para entrega dos documentos e assinatura do termo de fomento.
Abaixo segue a colocação:
1º colocado - 18º Festival de Música de Navegantes Embarque no Som. Proponente: Elson Maykow Toledo dos Santos. Área: Música
2º colocado - 2º Choro na Praça. Proponente: Senndy Martins. Área: Música
3º colocado - Festival de Bandas Independentes. Proponente: Rafael Sedrez. Área: Música
4º colocado - Aninha Joaninha. Proponente: Wilian Souza Romão. Área: Audiovisual
5º colocado – Exoterra. Proponente: Patrícia Freitas Ferrarezi. Área: Audiovisual

 
Grupo de Trabalho de Educação Ambiental de Navegantes faz primeira reunião do ano
Sáb, 20 de Janeiro de 2018 12:54

Navegantes/SC - Foi realizada na manhã dessa terça-feira (16), no Centro Integrado de Cultura (CIC), a primeira reunião de 2018 do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental de Navegantes. Participaram da reunião, além dos membros, o superintendente da FUMAN, Leandro Amaral, e a gerente de Meio Ambiente em Itajaí, Médelin Pitrez.
Na ocasião, foram empossados os novos membros da coordenação do GTEA.  A coordenação ficou com Daniela Andrade, representante da OAB subseção Navegantes da Comissão do Meio Ambiente; a vice-coordenação com Silvana Aparecida da Silva, representante dos Bombeiros Voluntários de Navegantes; como primeiro secretário foi nomeado Adriano Carpes, representante do Grupo dos Escoteiros Plácido Marcondes; e como segundo secretário Henrique Franz, representante do setor de Meio Ambiente da INFRAERO.
Após a nomeação, foi colocado em pauta o planejamento do “7º Juntos pelo Rio”, evento ambiental desenvolvido pela primeira vez em 2012, sobre coordenação da bióloga Cláudia Angioletti Gabriel, e que desde 2016 passou a contar com a coordenação do GTEA. Ficou acertado que o evento irá acontecer no dia 24 de março, a partir das 8h, em pontos no estacionamento da Prefeitura de Navegantes e na praça perto do portal do Gravatá, onde será realizada a limpeza nas margens dos rios. Posteriormente, o evento será amplamente divulgado.
A próxima reunião será dia 20 de fevereiro, no CIC, às 10h. Quem tiver interesse em participar, o grupo está aberto para novos membros. As reuniões ordinárias acontecem sempre nas terceiras terças-feiras de cada mês, havendo a possibilidade de reuniões extraordinárias, principalmente próximos aos dois eventos já consolidados no município, o Juntos pelo Rio e Limpando o Mundo.

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL