Barra Velha
Lixeiras e Placas educativas na Barrinha de Itajuba
Sáb, 30 de Julho de 2016 18:44

Barra Velha/SC - Estão sendo instaladas quatro lixeiras no local para os freqüentadores depositarem seus resíduos.
Com a preocupação de orientar os freqüentadores da Barrinha do Rio Itajuba, a empresa Recicle fez a doação de lixeiras e de duas placas que contém orientações sobre a circulação de animais e destinação do lixo.
Orientações de como andar com animais na areia, além de cuidados necessários com urina e fezes dos cães são algumas das indicações presentes nas placas.
A Recicle também já elaborou peças educativas referentes a não jogar lixo no chão e recolhimento de bitucas de cigarro. Todos estes materiais fazem parte do Projeto Praia Limpa, que iniciou em parceria com a Fundação de Turismo Esporte e Cultura – FUMTEC. Na rede social Facebook há a página com mais detalhes sobre a ideia.

 
Mais iluminação para Itajuba
Seg, 18 de Julho de 2016 14:55

Barra Velha/SC - Os moradores das ruas Blumenau e Bota Fogo no bairro Itajuba já estão com suas moradias mais seguras e com boa claridade nas noites.

Foram substituídas todas as luminárias por novas de 150W, com luz branca, que torna mais claro o local. Além disso, também estão sendo feitas melhorias na rede, para que dessa forma a energia não caia ou fique oscilando, sendo colocadas luminárias nos postes que não tinham.

Agora, segundo alguns moradores, eles já podem circular com mais segurança e tranqüilidade durante as noites. “Só temos que agradecer a prefeitura”. “Agora ficou mais sossegado para nós”. “Podemos sair sem medo”. “A noite não assusta mais”. Essas foram algumas das colocações dos moradores das referidas ruas ao serem indagados sobre a iluminação.

Dentro do cronograma de expansão todos os bairros da cidade serão beneficiados com nova iluminação, no programa “cidade iluminada, cidade mais segura”.

 
Baleia adulta fica presa em uma rede de pesca há cerca de cinco quilômetros da praia Central
Seg, 18 de Julho de 2016 14:55

Barra Velha/SC – Uma baleia adulta ficou presa em uma rede de pesca pela manhã do dia 11 (segunda-fera), cerca de cinco quilômetros da praia Central de Barra Velha. Por volta do meio dia pescadores conseguiram soltar a baleia. Os bombeiros militares chegaram a ser mobilizados para ajudar no resgate.

De acordo com o sargento Elmo, dos bombeiros da Barra Velha, um pescador telefonou para o quartel e informou que aproximadamente a cinco quilômetros da costa avistou a baleia presa pela calda numa rede de espera. “Pelas descrições, era uma jubarte”, afirmou o sargento.

Dois mergulhadores foram acionados e chegaram de jet-ski até o local indicado, mas avistaram apenas uma embarcação nas proximidades. Segundo o sargento Elmo, os pescadores confirmaram que havia uma baleia presa pela calda e que eles acabaram cortando os cabos da rede para salvá-la. Ela foi embora pouco antes da chegada dos bombeiros.

Esta é a terceira baleia que se enrosca em apetrechos pesqueiros na região. Há cerca de três semanas, uma baleia se enrolou numa corda de cultivo de ostras em Armação, na Penha. Uma semana depois, outra baleia se enroscou numa rede de espera nas proximidades da Ilha Feia, também em Penha. Todas as duas conseguiram se soltar. (Aquarela FM)

 
Projeto Esporte e Lazer
Seg, 18 de Julho de 2016 14:54

Barra Velha/SC - A Prefeitura de Barra Velha, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, implantou o Projeto Esporte e Lazer para o Bairro São Cristovão.

O referido projeto está sendo realizado no ginásio de Esportes e na quadra coberta da E.B.M.Antonia Gasino de Freitas.

Com atividades de recreação, jogos lúdicos, tênis de mesa, vôlei de quadra e de areia, futsal e mini fut. de areia, basquete, handebol e atletismo.

As atividades estão sendo oferecidas para a população de 07 anos  a melhor idade.

Por semana passam pelo projeto um público rotativo de 400 pessoas.

Objetivo de proporcionar as crianças, adolescentes e comunidade em geral, uma vida saudável, com respeito, ética e cidadania através das atividades esportivas que visem a valorização, amizade, atitudes de respeito, responsabilidade,solidariedade, cooperação, saúde e socialização.

O projeto disponibiliza 2 professores de Educação Física!

Os horários das atividades são de segunda-feira a sexta-feira das 17:30 as 23:00h nos sábados e domingos das 15:00 as 21:00h.

 
Escola Formação recebe 3 medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Sáb, 05 de Dezembro de 2015 13:55
    Barra Velha/SC – Em maio deste ano, as escolas da rede municipal e particular de ensino de todo o país, participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
    Barra Velha conquistou quatro medalhas, sendo 1 de ouro, 2 de prata e 1 de Bronze. Dentre todas as Escolas do município, o destaque ficou por conta da Escola Formação Escola Cristã de Educação por Princípios, que conquistou 3 medalhas.
    Isabela Maria dos Santos Barros, aluna do 8º ano da Escola Formação, foi o grande destaque da cidade de Barra Velha. Ela obteve nota 9,1 e ficou com a única medalha de Ouro da cidade. Já, Gisele Schimitt Stahelin, obteve a nota de 8,15, e ficou medalha de prata. A medalha de bronze foi conquistada pelo aluno Pedro Frederico Inocêncio Camargo, também da Escola de Formação. A aluna Shayana Cordeiro, da Escola Básica Municipal Manoel Antônio de Freitas foi condecorada com a medalha de prata.
    A cerimônia de entrega das medalhas aconteceu na manhã de ontem, 30, no gabinete do Prefeito e contou com a presença dos diretores das escolas, professores, pais e alunos.
    O incentivador dos trabalhos na escola Formação, professor de geografia, Ricardo Gaya Oliveira de Amorim, explica que a preparação dos alunos começou no início do ano letivo, com a realização de trabalhos interdisciplinares, com o intuito de prepará-los para as provas teóricas. Foram realizados diversos estudos sobre as temáticas de astronomia e astronáutica.
    A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira. Neste ano, participaram da competição mais de nove mil escolas do país, somando mais de oito mil estudantes. Participam da olimpíada alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.
    A Central Aquarela de Jornalismo ouviu a Coordenadora de Ensino dos Anos Finais, Lucia Rarotti, que trabalha na Secretaria de Educação. Lucia falou do sucesso dos alunos e das escolas da cidade, tendo em vista o grande número de participantes, e faz convite já para o ano que vem. (Aquarela FM)
 
« InícioAnterior11121314151617181920PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL