Barra Velha
Barra Velha tem grupo para falar de obesidade
Sáb, 05 de Abril de 2014 20:19
    Barra Velha/SC - Um grupo para receber orientação e discutir sobre os problemas de estar acima do peso. Foi com esse intuito que as unidades básicas de saúde iniciaram as reuniões que discutem sobre obesidade. Com encontros semanais, buscam dar todo o suporte possível para os participantes que desejam mudar seus hábitos alimentares e ter uma vida mais saudável.
    O ESF Pedras Brancas foi o primeiro a iniciar o grupo. As reuniões acontecem toda quarta-feira, das 13h45 às 15h. Os temas trabalhados mudam a cada semana, envolvendo diferentes áreas e aspectos. O próximo a receber este trabalho será o ESF São Cristóvão, toda quinta-feira, das 14h às 15h.
    Quem está a frente da organização e realização dos encontros é o NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com uma equipe formada por nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga. Elas atuam diretamente na preparação dos conteúdos levados aos participantes. Há também o suporte e apoio de um preparador físico.  
    A participação no grupo de obesidade é pré-requisito para aqueles que pretendem fazer a cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde. Porém, outras pessoas que apresentam sobrepeso ou queiram informações para ter uma alimentação correta e saudável também podem participar do grupo de obesidade. Não há restrições de participação.
 
Projeto Respira Barra Velha!
Sáb, 05 de Abril de 2014 20:19
    Barra Velha/SC - Que tal um encontro mensal para apreciar os pontos turísticos de Barra Velha e realizar uma prática saudável como a aula de yoga? Essa é mais uma das ideias apresentadas para a Fundação de Turismo, Esporte e Cultura e que será colocada em prática no primeiro domingo de cada mês, logo pela manhã, às 9h. A iniciativa foi intermediada pela cantora e radialista Felícia Oliveira, que trouxe até a Direção de Cultura da FUMTEC a responsável pelo projeto, Crisley Pereira, que atuará como voluntária.
    Crisley Pereira é natural de Blumenau, onde iniciou sua prática e se aperfeiçoou em Hatha Yoga no ano de 2007. Participou de cursos, seminários e workshops com professores renomados, incluindo o curso de Formação de Yoga para Crianças, realizado no Centro Montanha Encantada, em Garopaba. Em Blumenau, deu aulas de yoga no Centro Govinda, no SESC, e também para grupos particulares. Sempre envolvida em projetos, fundou juntamente com outros professores o Amor pelo Yoga, projeto social que levou a prática de yoga gratuita para a comunidade, aos domingos, em um parque da cidade.
    Em 2010, mudou-se para Barra Velha, e atualmente dá aulas para um grupo particular. Desde que se mudou para esta cidade teve uma vontade imensa de contribuir de alguma forma para o bem estar da população. Assim, apresentou a ideia de dar aulas de Yoga na praça, lançando juntamente com a Fundação de Cultura o projeto RESPIRA BARRA VELHA.
 “A ideia é oferecer uma prática de yoga gratuita. Além da melhora na qualidade de vida, promove bem-estar, serenidade e paz interior, assim como equilíbrio físico, mental e emocional, força, resistência, flexibilidade, relaxa e acalma mente e corpo”, destacou Crisley Pereira.
    Entre os benefícios do Yoga estão: ajuda a conquistar e manter uma boa saúde, alivia doenças respiratórias e dores nas costas, pode ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades, traz benefícios também para o sistema nervoso e o cérebro. Além disso, também alivia ou elimina de maneira gradativa problemas físicos originários de causas psíquicas (doenças psicossomáticas), há o aprimoramento do intelecto, concentração e memória, melhora e reforça a auto-estima e a auto-imagem.
    De acordo com o Diretor de Cultura da FUMTEC, Juliano Bernardes, um leque de possibilidades se abre diante da iniciativa de Crisley. Além da Praça Lauro Carneiro de Loyola, local da primeira aula a ser realizada no dia 6 de abril, próximo domingo, outros locais turísticos serão visitados pelo grupo, o que permite apreciar as belas paisagens, conhecer a história da cidade e realizar a prática de algo que faz bem. Em caso de mau tempo o encontro será transferido para o segundo domingo do mês. Cada participante deverá trazer uma toalha de banho para sentar durante a aula de yoga. Mais informações podem ser obtidas com a FUMTEC, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h30. O telefone da Fundação é (47) 3446-1231.
SERVIÇO:
O quê: Aulas de Yoga
Quando: Primeiro domingo de cada mês, às 9h
Onde: O primeiro encontro, dia 6 de abril, acontece na Praça Lauro Carneiro de Loyola, no Centro
Quanto: Gratuito
 
Esportista barravelhense conquista troféu em Corrida Rústica
Sáb, 05 de Abril de 2014 20:15
    Barra Velha/SC - A determinação e esforço nos treinos de Antonio Waldemiro Hein lhe garantiram o troféu de segundo colocado na categoria 50-54 anos e o 27º lugar na categoria geral da Corrida Rústica - 100 anos América Futebol Clube. A prova aconteceu no domingo, 30 de março, em Joinville, e teve aproximadamente 300 participantes.
    O funcionário público que trabalha na biblioteca de Barra Velha treina seis vezes por semana, alternando os exercícios entre corrida e bicicleta, para as provas de cicloturismo. Há 14 anos participa de provas de corrida de rua, tendo em seu currículo mais de 260 disputas.  Entre os apoiadores de Antonio está Ricardo Corretor de Imóveis, o qual o esportista agradece pela parceria.
 
Presidente da FUMTEC visita escola
Sáb, 29 de Março de 2014 22:34
    Barra Velha/SC - No dia 18 de março o Presidente da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura – Thiago Pinheiro, a pedido da Diretora Simone Ikert, esteve visitando a Escola Reunida Municipal Prefeito Bernardo Aguiar.
    A visita teve o objetivo de viabilizar o empréstimo de uma das Panelas do Pirão para realização do “Projeto Cantinho da Leitura”. A Panela, que será revitalizada, vai servir como um espaço onde as professoras irão promover contação de histórias e brincadeiras lúdicas, além de promover aos pais e alunos a tradicional festa do município
    “De maneira simples e com muita criatividade o símbolo da Festa Nacional do Pirão terá uma grande utilidade durante o restante do ano” – enfatiza Thiago Pinheiro.
    Participaram da conversa a Assistente Pedagógica Salete Brugnago da Luz e o Diretor de Cultura da FUMTEC – Juliano Bernardes.
 
Recepcionistas da área da saúde recebem treinamento
Sáb, 29 de Março de 2014 22:33
    Barra Velha/SC - Uma tarde para discutir situações do dia-a-dia, saber das dificuldades de atendimento e repensar maneiras de melhorar a qualidade do trabalho realizado. Assim foi o encontro das recepcionistas das unidades de saúde de Barra Velha com o Secretário de Saúde Nelson Feder Júnior.
 
 
 
    “O objetivo da conversa é motivar para um bom acolhimento na chegada do paciente. O serviço das recepcionistas é extremamente importante. Não é somente preencher fichas para que tenhamos dados. Vai muito além”, explica Nelson. Na ocasião, as colaboradoras também puderam conversar sobre questões e problemas que encontram na rotina de trabalho.
    Outro importante ponto abordado foi a apresentação da estrutura da saúde em Barra Velha, incluindo os segmentos da saúde básica e especializada, e dos núcleos que fazem parte da Secretaria, como a Vigilância Epidemiológica e Sanitária. “Conhecer todos os serviços e ramificações permite que informações possam ser fornecidas de maneira objetiva, indicando para qual local o paciente deve se dirigir de acordo com a demanda solicitada”, conclui o Secretário.
 
« InícioAnterior11121314151617181920PróximoFim »

Página 11 de 166