Barra Velha
Troféu Açorianidade 2015
Seg, 07 de Setembro de 2015 13:05
    Barra Velha/SC - Uma nação se constrói através de sua história, de seu progresso e de sua cultura possibilitando seu povo a descoberta de sua origem e vida cotidiana. È um processo que exige investigação e observação, pois descolonizar nossas mentes para aprofundarmos e aprendermos a olhar nossas raízes como fonte de nossa história...
    Barra Velha é uma cidade litorânea que tem em sua formação, a imigração açoriana. Por isso a importância do resgate desta cultura para que nossa população entenda a origem das raízes de nossa gente, valorize, preserve e divulgue. Esse trabalho de conscientização se inicia nos nossos educandos. È necessário que tenhamos consciência de que todo ser humano tem uma história e com esta, forma-se a história de seu povo e a história da humanidade.
    Os barravelhenses, tendo como herança uma multicultural gastronômica adaptara-se á culinária de diversos povos, bem como os costumes festivos e religiosos. Porém nossa gastronomia é, sem duvida, de influencia dos descendentes açorianos que trouxeram do Arquipélago dos Açores muitos condimentos e temperos e, ao chegar aqui tiveram que se adaptar aos costumes do lugar.
 

 
    Religiosidade e festas também se fazem presentes, vindo com nossos açorianos como o Culto e a Festa do Divino Espírito Santo, o Terno de Reis o Boi de Mamão e as danças Típicas feitas nos arquipélagos logo após as colheitas realizadas com ajuda de todos da redondeza. Eram programadas danças de heiras lugares onde eram colocados os alimentos colhidos e depois de ensacados e guardados eram distribuídas as comidas e, em seguida, se faziam os bailares açorianos.
    Com essa manifestação dos bailares açorianos e com toda a historia e trajeto percorrido ao longo dos anos o Grupo Folclórico Municipal Alma Açoriana foi agraciado este ano de 2015 com o troféu Açorianidade da Ilha Terceira onde ficamos muito honrados do reconhecimento do nosso trabalho e valorização da história do nosso Município. Concorremos com outros Grupos folclóricos e o Municipio de Barra Velha teve a grata satisfação de ser escolhido entre os conselheiros do NEA Núcleo de Estudos Açoriano da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina como Grupo Folclórico merecedor deste troféu.
    Queremos agradecer a todos que de uma forma ou de outra contribui para que esta cultura se mantenha VIVA, em especial aos Integrantes do Grupo Folclórico Municipal Alma Açoriana.
 
Alteração de Trânsito na Rua Pedro A Freitas
Seg, 07 de Setembro de 2015 13:05
    Barra Velha/SC  - Atenção motoristas, devido aos Festejos da Festa Nacional do Pirão nos dias 04 à 07 de Setembro 2015, a Rua  Pedro A. Freitas  que liga a e Avenida Governador Celso Ramos a Rua Pedro Gasino de Borba Coelho, o trânsito de veículos que é de mão dupla, passa  a ser de mão única no sentido oeste/ leste, (Prefeitura/Lagoa), mudança necessária devido ao intenso  fluxo de veículos que transitam na referida rua para acesso a Festa.
    A sinalização de Trânsito já está sendo implantada, vertical e horizontal para que não haja duvidas para os usuários da via,  será colocado as Placas Regulamentares e de localização para auxiliar a comunidade bem como os visitantes que vem para participar da Festa, conforme previsão  no CTB (Código de Trânsito Brasileiros).
    A partir do dia 08 de Setembro de 2015 o trânsito volta ao normal.
 
Educação de Barra Velha conta com projeto pioneiro com a implantação do NEAES
Seg, 07 de Setembro de 2015 13:05
    Barra Velha/SC - O núcleo foi um sonho que se tornou realidade, idealizado pela Psicóloga Sandra Sirena, este projeto foi implantado na SEMEC com o apoio e incentivo do estão secretário Dr. Valdir Nogueira, iniciando suas atividades em março de 2013, funcionando deste então em anexo a Secretaria de Educação. É um projeto pioneiro no município e região, conta com uma equipe multidisciplinar sob a coordenação da psicóloga Sandra Sirena, tendo ainda na equipe a fonoaudióloga Dayani Flores e o terapeuta ocupacional, Julio Cesar.
    O núcleo atende prioritariamente os alunos, pais e professores da rede municipal de ensino, que são encaminhados das unidades escolares. São atendidas crianças e adolescentes com dificuldades e distúrbios de aprendizagem, dificuldades de linguagem, dificuldades emocionais e sociais, transtornos de ansiedade, depressão, toc e fobias. Alem dos atendimentos as crianças e adolescentes, a equipe realiza orientação aos pais e professores, promove palestras nos CEIS e escolas do município, para professores e familiares,
Trabalha em conjunto com a equipe de coordenadoras pedagógicas da SEMEC.
    O atual secretário de educação Adilson Madruga, deu continuidade a este projeto grandioso, buscando ações para o fortalecimento do mesmo.
    Nestes 2 anos e 6 meses de atuação já foram atendidas 5.200 crianças adolescentes e famílias que se beneficiaram deste serviço prestado a comunidade escolar.
    As buscas das famílias pelos atendimentos comprovam a necessidade do núcleo fazendo a diferença na vida dessas pessoas.
    O resumo dos atendimentos por ano é o seguinte: em 2013 foram 1426; em 2014 foram 2550 e 2015 até julho foram 1224, totalizando 5200 atendimentos.
    No campo da Psicologia, foram realizados: atendimentos individuais com sessões de Psicoterapia, triagens, avaliação psicológica com aplicação de instrumentos específicos (Wisc III, Bender, HTP e Palográfico), correção dos testes e elaboração de laudos, orientações para pais, professores e orientadores, palestras para pais e professores, visita as escolas e domiciliares, assessoria técnica junto ao Secretário de Educação e participação em eventos promovidos pela SEMEC.
    No campo da Fonoaudiologia, foram realizados: atendimentos individuais e em grupo, triagens, avaliação fonoaudiológica, orientações a pais, palestra para professores, visita as escolas e domiciliares, elaboração de relatórios e pareceres fonoaudiológicos e participação em eventos promovidos pela SEMEC.
    Em julho de 2015, iniciaram-se os atendimentos do campo da Terapia Ocupacional.
 
Educação recebe mais um onibus
Seg, 07 de Setembro de 2015 13:04
    Barra Velha/SC - O secretário de Educação Adilson Madruga, recebeu das mãos do prefeito Claudemir Matias, as chaves de mais um veículo para transporte escolar.
 

 
    O novo ônibus tem capacidade para 60 (sessenta) alunos e é adaptado para proporcionar conforto a pessoas com necessidades especiais. Conta com lugares exclusivos e uma cadeira de rodas.
    O município, com recursos próprios, no valor de R$ 294.100,00 (Duzentos e noventa e quatro mil e cem reais), adquiriu mais uma unidade que será incorporada na frota, tornando assim o programa de transporte escolar do município totalmente municipalizado, sem mais nenhuma unidade alugada, trazendo mais economia aos cofres públicos.
 
Barra Velha promove Festa Nacional do Pirão que acontecerá neste fim de semana
Seg, 07 de Setembro de 2015 12:59
Barra Velha/SC - Membros do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Joinville terão acesso às informações sobre as obras sendo executados pelo governo do Estado na região Norte de SC. A exposição do percentual de andamento e a previsão de entrega foi feira durante reunião nesta sexta, 4, às 17 horas, na Câmara de Vereadores de Barra Velha.
Leia mais...
 
« InícioAnterior11121314151617181920PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL