Barra Velha
Defesa Civil estadual pede apoio aos vereadores visando projetos contra alagamentos em Barra Velha
Sáb, 04 de Fevereiro de 2017 19:36

Barra Velha/SC - A coordenação da Defesa Civil em Santa Catarina pediu oficialmente ao presidente da Câmara de Vereadores de Barra Velha, Alex Sandro Correia dos Santos (PSD), o Alex Palmital, apoio para as ações do órgão, e anunciou ainda o desenvolvimento dos chamados “microprojetos de drenagem” necessários aos pontos críticos de maior concentração de alagamentos em Barra Velha.
A solicitação foi feita nesta terça-feira, dia 31 de janeiro, durante audiência na Casa de Leis entre o coordenador estadual Eliezer, juntamente com Alex Palmital e o coordenador local da Defesa Civil, Elton Cunha, além do vereador Marcelo Nogaroli (PMDB), primeiro secretário da mesa diretora da Câmara.
Eliezer confirmou que o volume d’água nestes últimos dias em Barra Velha foi de 121mm em 24h horas – o equivalente a uma semana de chuvas, somente em dois dias, em pontos como Medeiros, São Cristóvão, Quinta dos Açorianos e Itajuba. 
O coordenador estadual também confirmou aos vereadores que junto de Elton, fez as vistorias nos locais atingidos pelos alagamentos, entretanto, não houve necessidade da decretação de estado de emergência, obedecendo novas instruções normativas da Defesa Civil estadual, as quais o prefeito Valter Zimmermann (DEM) optou por seguir.
A Defesa Civil confirmou que promoverá reunião nos próximos dias em Barra Velha, com engenheiros da Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), visando o desenvolvimento dos microprojetos.
O coordenador da Defesa Civil de Barra Velha frisa que os microprojetos demonstram ser soluções adequadas para muitos casos específicos. Ele cita como exemplo as galerias executadas nas ruas Carlos Maia e Guatemala, pelo então secretário de Obras Carlos Alberto da Silva, o Tinho, entre 2012 e 2013, quando o próprio Elton estava na Defesa Civil local. Mesmo com as fortes chuvas dos últimos dias, esses pontos específicos sofreram muito menor impactou ou não alagaram.   
Alex Palmital e Nogaroli frisaram que a Câmara está com a estrutura à disposição para receber os engenheiros da Amvali e apoiar as ações da Defesa Civil contra as cheias.

 
Palmital participa de estudos sobre a criação da região metropolitana de Joinville
Sáb, 04 de Fevereiro de 2017 19:36

Barra Velha/SC - O crescimento e implantação das regiões metropolitanas em cada Estado foi o tema da palestra do engenheiro e ex-prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi, da qual participou nesta segunda-feira, 30 de janeiro, o presidente do Legislativo de Barra Velha, Alex Sandro Correia dos Santos, o Alex Palmital (PSD), juntamente com o prefeito Valter Zimmermann (DEM) e o vice-prefeito Fábio Brugnago (PSD), em Joinville. O evento foi a assembleia ordinária da Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville (ADR).
Cássio Taniguchi é assessor do Governo do Estado de Santa Catarina sobre regiões metropolitanas, e na reunião em Joinville apontou as necessidades dessas regiões e seus municípios integrantes trabalharem em conjunto. Além do prefeito Valter, Palmital e Fábio, outros barra-velhenses conselheiros da sociedade civil também estiveram na assembleia da ADR-Joinville, como o empresário Oilton Ferretti e o corretor de imóveis Osvaldo Luiz André.
A criação da região metropolitana para Joinville e a integração com Barra Velha, segundo Palmital, traria benefícios a toda a população, especialmente no compartilhamento de serviços públicos como transporte, telefonia, resíduos sólidos, saneamento, energia elétrica, saúde e muitos outros serviços, com intenção de torna-los mais baratos e mais eficientes.
A proposta de criação da região metropolitana de Joinville continua em debate, agora contando com a parceria dos municípios, ADRe ainda os deputados estaduais Kennedy Nunes (PSD), Darci de Matos (PSD) e Dalmo Claro (PMDB).

 
Campeonato de Beach Soccer inicia em Barra Velha
Sáb, 04 de Fevereiro de 2017 19:35

Barra Velha/SC - Na tarde do dia 29, a bola rolou para a abertura da Taça José Ernesto Provesi de Beach Soccer, na Praia Central de Barra Velha. A competição é realizada pela Fundação de Turismo, Esporte e Cultura em parceria com a Federação Catarinense de Beach Soccer (FCBS). Até março serão 16 equipes em busca do título, além da vaga garantida pelo campeão e vice para disputar o Campeonato Catarinense de Clubes, também realizado em Barra Velha entre os dias 16 e 28 de março. O pontapé inicial ficou por conta do prefeito Valter Marino Zimmermann e o vice Fabio Brugnago.
Nas arquibancadas montadas na areia, um bom público compareceu e pode apreciar o alto nível técnico da competição. Os atacantes mostraram faro de gol e, em oito jogos, as redes balançaram 66 vezes, uma média de 8,2 gols por jogo. Jackson Selvagem, atleta do Testoni, e Jean Diego, da equipe Supermercado Ponto Certo, já despontam na artilharia da competição com 4 gols marcados em apenas uma partida.
As equipes se enfrentarão pela fase de grupos todos os domingos, a partir das 15h, até o dia 11 de fevereiro. Os dois melhores de cada chave estarão classificados para as quartas de finais que acontecerão no domingo seguinte, dia 18. A tabela da competição pode ser acompanhada através do site http://fumtec-barra-velha.ritmodoesporte.com.br/
Durante uso da palavra na abertura oficial, o Diretor da FCBS, Alexandre Martins, reafirmou a importância da cidade de Barra Velha para o cenário da modalidade no estado e também a nível nacional. “Hoje os melhores atletas querem jogar aqui. As melhores equipes disputam esse campeonato e também temos a melhor equipe organizacional,” disse. Alexandre ainda revelou que outras cidades mostraram interesse em sediar o campeonato catarinense de Clubes. “Escolhemos Barra Velha pelo terceiro ano seguido por apresentar a melhor proposta e estar melhor preparada.”

 
Barra Velha abre inscrições para transporte universitário
Dom, 22 de Janeiro de 2017 16:04

Barra Velha/SC - A concessão do Transporte Escolar, terá critérios elencados na Lei nº 1.562 de 09/12/2016.
Quem já possui o cadastro terá que refaze-lo, não é garantido que quem esteja utilizando o transporte continuará com a vaga, isso dependerá do cadastro sócio econômico.
Documentos exigidos:
1.Carteira de Identidade (original e fotocópia);
2.Cadastro de Pessoa Física - CPF (original e fotocópia);
3.Duas Fotos 3x4 recentes;
4.Comprovante de Residência (original e fotocopia);
5.Comprovante de Renda Familiar;
6.Declaração de Matricula;
7.Declaração Sócioeconomica
O requerimento solicitando o benefício deverá ser obtido no setor de Transporte Escolar, localizado na Secretária Municipal de Educação Cultura e Desporto.

 
Defesa Civil e Bombeiros Voluntários terão novos fones de três dígitos
Dom, 22 de Janeiro de 2017 16:02

Barra Velha/SC - A primeira reunião entre o novo comando da Defesa Civil de Barra Velha e Corpo de Bombeiros Voluntários local resultou no acordo para a substituição do telefone de três dígitos da tradicional corporação de socorristas. A reunião, com a presença do coordenador Elton Cunha, do comandante dos bombeiros voluntários, Thiago Fernandes, e da presidente e gestora Kelly Paloco, ocorreu na Câmara de Vereadores de Barra Velha, com a presença também dos vereadores Marcelo Nogaroli (PMDB) e Juliano Bernardes (PMDB).
Elton Cunha apresentou-se como o coordenador que retoma os trabalhos na Defesa Civil local, após a nomeação confirmada pelo prefeito Valter Zimmermann (DEM), e comunicou oficialmente que a estrutura da Defesa Civil deverá retornar ao Corpo de Bombeiros Militares, segundo ele, por uma questão de operacionalidade e gestão. Com isso, o telefone 199, atualmente à disposição dos voluntários, retornará para a Defesa Civil no quartel dos militares.
“Esse número de três dígitos, ou tridígito, como falamos, é por determinação da Anatel vinculado à Defesa Civil. Como voltamos a operar junto à corporação militar, às margens da lagoa, solicitamos que os voluntários nos repassem novamente o número, liberado pela administração anterior”, observou Elton.
Como substituição ao fone 199, entretanto, Elton frisou que a corporação voluntária poderá valer-se de outro tridígito, esse regulamentado pela Anatel e à disposição para serviços comunitários, que é o fone 156 – proposta aceita pelo comandante Thiago. 
O vereador Marcelo, entretanto, reivindicou que a Defesa Civil só transfira o fone 199 quando o 156 estiver devidamente instalado e funcionando no quartel dos voluntários, localizado na área do antigo DNER, na localidade de Pedras Brancas. “Nós não podemos deixar a corporação sem a cobertura telefônica de três dígitos, que é mais fácil para a comunidade gravar e utilizar”, pontuou o parlamentar.
Segundo a gestora Kelly, o fone 199 recebe atualmente 100 a 200 chamadas ao mês. “Durante muitos anos, lutamos por um telefone de três dígitos, que é de fácil memorização”, observa ela. No encontro, ficou acertado que o Corpo de Bombeiros Voluntários fará a solicitação à Prefeitura do novo fone, já nos próximos dias.
Elton Cunha agradeceu a disposição dos voluntários, e destacou que não há nenhuma discordância da Defesa Civil em relação a essa corporação. “Optamos por ficar com os militares somente por uma questão de gestão”, frisou. Já Marcelo e Juliano frisaram que os voluntários, ao aceitar a troca, demonstram compreensão da situação e “ganham créditos junto às autoridades”.
Na mesma reunião, Elton Cunha tratou de apresentar sua forma de trabalho a Kelly e Thiago, além de propor novas parcerias entre Defesa Civil e Bombeiros Voluntários, como integrar o Núcleo de Apoio Comunitário (Nupedec) da corporação aos demais que Cunha implantou em 2012, os quais foram desativados logo após sua saída da Defesa Civil, e devem voltar a partir de 2017.
Elton visa ainda estruturar um fundo para ações de desastre, integrar os voluntários ao Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) e fazer com que os socorristas acompanhem as mudanças nas políticas públicas de Defesa Civil, como a alteração de coordenadoria para diretoria, que está sendo estruturada pelo novo coordenador.

 
« InícioAnterior11121314151617181920PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL