Barra Velha
Secretaria de Saúde de Barra Velha apresenta protocolo criado para gestantes
Sáb, 01 de Março de 2014 21:26
    Barra Velha/SC - No dia 19 de fevereiro, em Reunião do Grupo Condutor da Rede Cegonha da Região Nordeste, a Enfermeira Suélen Boreck, Coordenadora da Saúde da Mulher de Barra Velha, apresentou o Protocolo de Pré-Natal do município, o qual está em fase de implantação. Ele foi elaborado com a contribuição dos profissionais de saúde e normatiza condutas relacionadas à assistência para gestantes.
A importância do Protocolo
    Após a aprovação do Protocolo pelo Conselho Municipal de Saúde, os enfermeiros da rede municipal estão respaldados para solicitar os exames de rotina da primeira consulta de Pré-natal.
    Além disso, a cada consulta, a gestante será avaliada quanto ao risco gestacional, podendo ser classificada como baixo, médio e alto risco. As gestantes de baixo risco serão acompanhadas pelo médico e pelo enfermeiro da ESF (consultas intercaladas); as de médio risco serão acompanhadas pelo médico da ESF e as gestantes de alto risco serão acompanhadas pela Médica Obstetra da Policlínica de Barra Velha. As Emergências Obstétricas serão encaminhadas para a Maternidade Darcy Vargas, no município de Joinville.
    Outras condutas estão incluídas neste protocolo, que tem como objetivo padronizar a assistência pré-natal no município e garantir ações mínimas para uma assistência de qualidade. Entre elas o mínimo de seis consultas de pré-natal, garantia dos exames, atualização do esquema vacinal, atividades educativas, consulta puerperal e visita domiciliar do recém-nascido.
Rede Cegonha
    O Protocolo elaborado vem ao encontro dos objetivos propostos pela Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde que visa instalar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e a fase pós-parto, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudável.
    Após receber visita da Gerência de Saúde de Joinville, a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Velha foi convidada a apresentar o Protocolo na Reunião do Grupo Condutor da Rede Cegonha da Região Nordeste, no sentindo de compartilhar a experiência com os demais municípios da Região.
    Barra Velha vem se empenhado muito com a Rede Cegonha, através da elaboração e implantação do Protocolo e na implantação dos Testes Rápidos de HIV e Sífilis para gestantes. O município foi o primeiro da Região Nordeste a iniciar os testes e garantir que todas as gestantes cadastradas possam fazê-los.
 
Rua Evaristo Lopes Dutra recebe melhorias na iluminação pública
Sáb, 01 de Março de 2014 21:26
    Barra Velha/SC - A Rua Evaristo Lopes Dutra, no bairro Itajuba, está recebendo melhorias na iluminação pública. Durante todo o dia de hoje, 24 de fevereiro, uma equipe especializada está fazendo a troca dos braços das luminárias e lâmpadas, assim como realizando melhorias nas conexões de rede e reatores. As lâmpadas que eram de 80W estão sendo trocadas por outras de 250W. No total, 32 luminárias serão trocadas. A última transversal paralela a Rua Evaristo também recebe melhorias, com a troca de cinco luminárias, totalizando 37.
    Os moradores estão satisfeitos com a obra. Entre as queixas antigas estava que a região era muito escura para circular durante a noite e algumas pessoas precisam passar pelo local que é caminho de ida e volta para o trabalho. “As lâmpadas que tinham antes, uma parte não acendia, não funcionava. Uma boa iluminação é muito importante para nós”, comenta Jaime da Silva Júnior, morador do bairro há três anos. Nanci Maria da Rosa também vê a realização como um fator que agrega segurança para todos que transitam pela rua: “A gente se sente mais seguro ao passar por onde está bem iluminado”.
 
Vandalismo ameaça projeto Geladeira Cultural da Fundação de Turismo de Barra Velha
Sáb, 22 de Fevereiro de 2014 14:59
    Barra Velha/SC  – O Projeto Geladeira Cultural, desenvolvido pela Fundação de Turismo, Esporte e Cultura (FUMTEC) na orla de Barra Velha através de ideia original apresentada pelo guarda-vidas Roberto da Silveira, vem obtendo excelentes resultados desde o dia 10 de janeiro, quando foi iniciado. É possível acompanhar diversas pessoas usufruindo da leitura, se distraindo com as mais diversas histórias, conversando com amigos e familiares sobre os livros. Entretanto, o inaceitável vandalismo ameaça o projeto.
     As três geladeiras, localizadas nas Praias Central, Tabuleiro e Grant, são abastecidas e arrumadas todos os dias com livros doados por universidades, editoras, bibliotecas, moradores de Barra Velha e visitantes. No entanto, há duas semanas, a geladeira da Praia Central foi suja com graxa; e a que está na Praia do Grant foi praticamente esvaziada à noite.
    A Fundação de Turismo pede a colaboração de todos para que as geladeiras sejam mantidas abastecidas com livros e que os atos de vandalismo sejam denunciados. Mais informações podem ser obtidas com a FUMTEC através do contato (47) 3446-1231.
 
Começa mais uma obra da Pavimentação Comunitária
Sáb, 22 de Fevereiro de 2014 14:52
    Barra Velha/SC - A Pavimentação Comunitária tem sido cada vez mais procurada pelos munícipes. Quem aderiu a iniciativa foram os moradores da Rua dos Açorianos, no Centro. Com 289 metros de extensão, a obra terá um total de 2.314 m². A iniciativa facilita o acesso de moradores, das suas casas até ruas vizinhas.
    O programa de Pavimentação Comunitária, idealizado pelas Secretarias de Obras e de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, já foi adotado por moradores de diversos bairros. Em 2013, pavimentações foram feitas em ruas dos bairros Itajuba, Tabuleiro e Quinta dos Açorianos.
    Funciona da seguinte forma: a Prefeitura de Barra Velha prepara a rua para a instalação de tubos e boca de lobo, assim como a base da pista, que fica pronta para receber a pavimentação. Uma empresa contratada fica responsável pela colocação de lajotas e o valor da pavimentação é rateado entre os moradores.
    O Departamento de Urbanismo, no decorrer de cada obra, sugere a realização da calçada padronizada. Porém, a escolha é dos moradores. A calçada padronizada, além de tornar o visual mais harmonioso, também facilita a acessibilidade de pedestres. São feitas com paver e piso podotátil, importante recurso para pessoas com deficiência visual.
Como aderir ao Programa
    Para aqueles que quiserem aderir ao programa ou então desejam mais informações sobre a pavimentação comunitária, devem procurar o setor de Desenvolvimento Urbano, na sede da Prefeitura de Barra Velha, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.
No portal da Prefeitura de Barra Velha há uma cartilha sobre calçada padrão. O material está disponível no site www.barravelha.sc.gov.br, no link Projetos.
 
Carnaval em Barra Velha tem show com Os Travessos
Sáb, 22 de Fevereiro de 2014 14:52
    Barra Velha/SC - Cinco noites de muita festa e animação, com bandas locais e show nacional. A Fundação de Turismo, Esporte e Cultura – FUMTEC divulgou a programação do Carnaval 2014. A abertura das festividades começa na sexta-feira, 28 de fevereiro, com a Bateria da Escola de Samba Família, às 22h, na Praça Lauro Carneiro de Loyola. A partir da meia-noite, a animação fica por conta da Banda Curingas, na Sociedade Recreativa de Barra Velha, no Centro.
Sábado, 1 de março, a partir das 21h, o agito fica por conta do trio elétrico, com a banda Torre de Babel, na Avenida Beira Mar. Meia-noite a folia continua na Sociedade Recreativa de Barra Velha, com a banda Infinity.
Domingo é dia de FutGay
    Porto dos Pescadores, na Avenida Beira Mar, no Centro, será o ponto de encontro para a concentração do FutGay 2014. O desfile está marcado para às 18h. Logo mais, às 21h, a animação é com o trio elétrico na Avenida Beira Mar. A meia-noite a festa continua na Sociedade Barra Velha.
 Segunda e terça-feira também é dia de folia, com programação para as crianças
    Na segunda-feira, a tarde é das crianças. A partir das 15h, na Sociedade Recreativa Barra Velha, é a vez dos pequenos se divertirem. Com premiação para a melhor fantasia e distribuição de brindes, a FUMTEC se preocupou em manter um local e horário adequado para que as crianças também possam brincar no Carnaval.
    À noite a diversão para os adultos continua, com desfile às 21h, na Avenida Beira Mar. Às 22h tem Concentração na Praça Lauro Carneiro de Loyola e a meia-noite começam as festividades na Sociedade Recreativa Barra Velha.
    Terça-feira é dia de show nacional com Os Travessos, às 22h, na Praia Central. Um pouco antes, às 21h, na Avenida Beira Mar, um trio elétrico já estará animando a galera. Pra fechar a programação do Carnaval, a Banda Curingas faz show na Sociedade Recreativa Barra Velha, com início a meia noite.
 
« InícioAnterior11121314151617181920PróximoFim »

Página 11 de 162