Barra Velha
Fumtec revela candidatas a Rainha e Princesas da 21º Festa Nacional do Pirão
Dom, 16 de Abril de 2017 14:35

Barra Velha/SC - A Fundação de Turismo, Esporte e Cultura anunciou nesta terça-feira, 11, o nome das 13 candidatas a Rainha e Princesas da 21ª Festa Nacional do Pirão. O baile de escolha acontece dia 12 de maio na Sociedade Recreativa Barra Velha, após a escolha as bandas Marcação e Sangue Latino vão continuar a festa.
As meninas que têm idade entre 16 e 20 anos serão avaliadas por cinco jurados. Desenvoltura, dicção, simpatia e beleza são os critérios que vão definir as novas realezas. A Rainha será premiada com 3 mil reais, primeira princesa com 2.250 reais e segunda princesa com 1.750 reais.

 
Policiamento no entorno das escolas já melhorou, diz vereador Nando
Dom, 16 de Abril de 2017 14:35

Barra Velha/SC - De acordo com o vereador Adaiton Manoel Bernardina, o Nando (PP), a presença do policiamento militar de Barra Velha no entorno das escolas, seja da rede municipal, seja da estadual de ensino, já tem sendo melhor sentida depois do início do trabalho do novo comandante da corporação local, tenente Ruy Florêncio Teixeira Júnior.
Durante a palavra livre (espaço de discursos dos vereadores) na sessão de 6 de abril, Nando destacou que tem recebido da comunidade retorno positivo sobre a atuação do novo comandante, e ele próprio tem observado a volta das abordagens da PM na região das escolas, em especial, do bairro São Cristóvão, onde mora.
“Muitas vezes, para um professor, um pai de aluno, um aluno mesmo, a presença da polícia pode ser constrangedora. Mas se estiverem todos de acordo com a lei, essa presença é garantida de segurança para todos”, considera o parlamentar.
Nando lembra que áreas de entorno escolar são pontos preferenciais da atuação dos traficantes, e as comunidades escolares com maior presença policial não só ganham com isso, mas estendem a sensação de segurança para todo o bairro, pois os filhos comentam com seus pais que viram a polícia de maneira atuante. “Mais do que nunca, é preciso coibir o tráfico de drogas”, considera o parlamentar progressista.
Transparência da Casan
O vereador Nando também falou dia 6 de abril sobre a questão da audiência da Casan em Barra Velha, promovida dia 2, no Plenário Getúlio Bittencourt, da Casa de Leis.
Na visão do parlamentar, a equipe local da Casan é competente, e ele não é contrário à estatal, mas a questão da realidade financeira, liquidez e lucro da empresa junto aos consumidores de Barra Velha não ficou totalmente clara. “Creio que devemos, na condição de vereadores, cobrar melhor a transparência nesse aspecto das finanças”, observa Nando.

 
Novos presidente e vice da Câmara Mirim em Barra Velha
Dom, 16 de Abril de 2017 14:33

Barra Velha/SC - O estudante Rhawander Freitas Silva é o novo presidente da Câmara de Vereadores Mirins de Barra Velha. Rhawander foi eleito quinta-feira, dia 6 de abril, por maioria de votos, na eleição que definiu ainda a mesa diretora dos mirins para a atual legislatura – a Câmara Mirim é um projeto pedagógico, de formação política e de cidadania fruto de parceria entre o Poder Legislativo, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Barra Velha e escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino.
A segunda colocada na votação foi Maria Eduarda Aviz, e que a partir desse resultado, assume a vice-presidência da mesa. Já Eduardo Ceolin é o novo primeiro secretário do grupo, igualmente eleito por seus pares. Os três são alunos, respectivamente, das Escolas Antônia Gasino de Freitas (bairro São Cristóvão) e Querubins do Tempo (centro).
De acordo com os coordenadores Paulo Roberto Leite e Claudionir Arbigaus, o Pulga, todo o processo de eleição da mesa diretora já foi executado regularmente como sessão ordinária. Ou seja, seguiu os trâmites de uma sessão legislativa regular. “Houve o quorum regimental atingido, abertura, leitura bíblica, chamada nominal dos vereadores mirins presentes, execução do Hino Nacional, e em seguida, a eleição da mesa”, detalha Pulga.
Após a inscrição dos candidatos, houve entrega das cédulas de votação e eleição em ordem alfabética. A assessoria legislativa contou os votos e declarou eleitos presidente e vice. Rhawander assumiu a cadeira central da mesa do Plenário Getúlio Bittencourt logo em seguida.
Além do novo presidente, cada mirim presente pôde ocupar a tribuna por até cinco minutos. Rhawander agradeceu os votos, comprometeu-se a executar um bom trabalho junto à mesa diretora e aos demais parlamentares, e também a desempenhar um bom papel como aluno na Escola Básica Municipal Antônia Gasino de Freitas.
A próxima sessão ordinária, já com a apresentação de propostas ou eventuais projetos dos mirins, será no dia 25 de abril, às 15h. “O que já pudemos observar é que eles estão mais soltos, e se integrando melhor. Pois esse já foi o terceiro encontro após a posse”, avalia Paulo Roberto.

 
Programa de Recuperação Fiscal possibilita a regularização de créditos tributários do município
Dom, 16 de Abril de 2017 14:33

Barra Velha/SC - Os contribuintes que estão inadimplentes com o pagamento de créditos tributários municipais têm a oportunidade de regularizar os débitos por meio do REFIS – Programa de Recuperação Fiscal destinado a promover a regularização de tributos como impostos e contribuição de melhorias e taxas lançados até 31 de dezembro de 2016.
De acordo com a lei complementar 204 de 22 de fevereiro de 2017 o Refis deve regularizar as dívidas até 22 de junho de 2017. Até o momento foram realizados 479 parcelamentos, totalizando um montante de 582.198,04 reais. Para solicitar a regularização, o contribuinte deve comparecer no setor de cadastro na Prefeitura Municipal de Barra Velha de segunda a sexta-feira, das 8h ao 12h e das 13h30 às 17h30 e apresentar documento de Identidade e CPF.
Os créditos de IPTU, Contribuição de Melhoria e multas por infração, exceto multa por infração de trânsito, podem ser quitadas em parcelas mensais iguais, sendo a primeira no ato do requerimento e as demais de 30 em 30 dias. O valor mínimo de parcela é de 50 reais para pessoa física e 100 reais para pessoa jurídica, o parcelamento pode ser feito em até 48 vezes.

 
IPVA de veículos com final 3 deve ser pago até o dia 31
Sáb, 25 de Março de 2017 13:39

Proprietários de veículos com placa final 3, que não optaram pelo parcelamento do IPVA 2017, têm até a próxima sexta-feira, 31 de março, para pagar em cota única, sem multa. O prazo para parcelamento do imposto terminou no dia 10 de março. Quem tiver veículo com placa final quatro já deve programar o pagamento do IPVA, cujos prazos começam a vencer no dia 10 abril.
A SEF, responsável pelo recolhimento do imposto, lembra que os vencimentos dependem do final da placa do veículo, mas os contribuintes podem antecipar o pagamento a qualquer momento. A guia de pagamento, taxas, multas e seguro DPVAT podem ser emitidos na internet e paga nas agências bancárias conveniadas: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Sistema Bancoob/Sicoob, HSBC, Sicredi e Cecred.
A quitação é um dos requisitos para licenciar o veículo. O não pagamento também implica em Notificação Fiscal, com multa de 50% do valor devido, mais juros Selic ao mês ou fração. Para saber qual o valor do IPVA do seu carro, acesse a tabela disponível no site da Secretaria da Fazenda http://www.sef.sc.gov.br/servicos-orientacoes/diat/valores-e-prazos-tabelas.

 
« InícioAnterior11121314151617181920PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL