Barra Velha
Vereadores reivindicam permanência do tenente Ruy e maior efetivo para Barra Velha
Sáb, 04 de Novembro de 2017 11:54

Barra Velha/SC - Os parlamentares de Barra Velha aproveitaram a visita oficial do tenente-coronel comandante do 17o Batalhão de Polícia Militar à cidade e reivindicaram o aumento do efetivo policial, além da permanência do tenente Ruy Florêncio Júnior no comando do quartel local.
A visita do tenente-coronel Luiz André Pena Viana de Oliveira aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 25 de outubro, na sede da Casa de Leis, e os anfitriões foram o vice-presidente do Poder Legislativo, Jorge Mário Borghetti, o Doutor Jorge (DEM), além de Marcelo Nogaroli (PMDB), Maurício de Simas (PSD) e Thiago Pinheiro (PSB).
No encontro, o comandante conversou e cumprimentou a turma do curso dos Protetores Ambientais promovido pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, em parceria com a Câmara de Vereadores, que estava em aula naquele momento. Em seguida, reuniu-se com os parlamentares e também com integrantes do Conselho de Segurança de Barra Velha (Conseg), e Doutor Jorge repassou o ofício solicitando maior efetivo.
O médico e parlamentar falou da necessidade da cidade em contar com maior número de PMs, e convidou o tenente-coronel a visitar Barra Velha na alta temporada, para avaliar de perto como é o efeito sazonal da visitação de turistas e veranistas, que faz não só a população aumentar, mas junto com ela, as ocorrências policiais.
Já Marcelo Nogaroli ressaltou para o comandante o bom trabalho executado em Barra Velha pelo tenente Ruy Florêncio Júnior, e também pelo Conselho de Segurança, na presença de integrantes como David Monteiro. Marcelo agradeceu à PM pelo efetivo recentemente liberado, de seis homens, porém, lembrou que esse acréscimo não é suficiente para o município.
“Gostaria que o senhor visse com atenção nosso pedido, agora que a Academia da PM irá formar mais 1.000 soldados nesse final de ano, e Barra Velha precisa aumentar seu efetivo”, observou Nogaroli. Já Maurício de Simas e Thiago Pinheiro lamentaram as informações extraoficiais de que o tenente Ruy será transferido. Thiago pediu oficialmente que o comando da PM reveja a situação. “Quando eu estava trabalhando na Prefeitura, compareci a cinco trocas de comando na cidade nos últimos anos”, frisou Thiago. “O tenente Ruy não só mostrou trabalho, mas mora em Barra Velha, e pedimos em nome do Legislativo que ele fique”, completou o parlamentar.
Na visão de Maurício, o trabalho do tenente Ruy resultou em mais ostensividade e numa melhora significativa dos números da segurança local, além de ações pontuais como o fortalecimento das redes de vizinhos e também o Conseg.
Agradecimento à recepção, o tenente-coronel Viana admitiu que o efetivo estadual, de cerca de 11 mil homens, pouco evoluiu nos últimos 37 anos, e considerou que a reivindicação entregue pelo Doutor Jorge “é um pleito justo”. Ele assegurou que irá “levar aos canais superiores” o pedido feito pelos parlamentares barra-velhenses.

 
Vereadores aprovam adesão de Barra Velha ao SC Bem Mais Simples
Sáb, 04 de Novembro de 2017 11:54

Barra Velha/SC - Por unanimidade, os vereadores de Barra Velha aprovaram a adesão de Barra Velha à legislação que possibilitará a desburocratização proposta pelo programa fiscal “SC Bem Mais Simples”, do Governo do Estado, o qual visa a concessão de incentivos para tornar mais fáceis as ações administrativas das empresas catarinenses.
Colocada em votação pelo presidente Alex Sandro Correia dos Santos, o Alex Palmital (PSD), no último dia 17 de outubro, a adesão ao “Enquadramento Empresarial Simplificado e da Autodeclaração (EES) veio da Prefeitura de Barra Velha, e já era alvo de estudos por parte dos vereadores Marcelo Nogaroli (PMDB) e Thiago Pinheiro (PSB), que em 3 de julho deste ano, participaram de reunião em Joinville, e receberam a proposta para que a cidade aderisse à ação estadual prevista na lei estadual 17.071 de 2017.
Com a nova legislação aprovada, ficam facilitadas as concessões e renovações de alvará de abertura, alteração, licenciamento e fechamentos de empresas, além da emissão de atestados. A importância do programa foi detalhada pelo deputado estadual Carlos Chiodini (PMDB), na reunião de 3 de julho, na presença de Marcelo, Thiago e do vice-prefeito Fábio Brugnago (PSD), quando o deputado, que é secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, repassou as formas de adesão ao programa.
De acordo com Marcelo e Thiago, a adesão foi encaminhada pela Prefeitura e possibilitará a Barra Velha, por exemplo, reduzir o tempo e custos na abertura de empresas, além de outros processos administrativos. Além de Barra Velha, Araquari, São Francisco do Sul, Corupá, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho e São Bento do Sul também etão em processo de entrada nesse programa.
O chamado “Enquadramento Empresarial Simplificado (EES)”, por meio da autodeclaração dos interessados, foi instituído com a sanção da lei estadual 17.071, em janeiro deste ano. A abertura de empresas classificadas como de baixa complexidade, ou seja, que não comprometem a segurança sanitária, ambiental e tiver baixo potencial poluidor, será agilizada para os municípios que implantarem o programa.
“É importante que Barra Velha passe agora a promover o ajuste de suas leis municipais visando essa desburocratização”, observa Marcelo. Já Thiago frisa que a aprovação da Câmara de Vereadores é uma ação dos parlamentares visando diminuir os entraves para aberturas, licenciamentos, alvarás, fechamentos, entre outros processos para essas empresas de baixa complexidade e baixo potencial poluidor. “Não poderíamos nos furtar às solicitações, seja da Prefeitura, seja do Governo do Estado, no sentido desses esforços pela desburocratização”, finaliza Pinheiro.

 
Professor Juliano reivindica melhorias urgentes em ponto turístico e avaliação estrutural da estátuado Cristo
Sáb, 04 de Novembro de 2017 11:53

Barra Velha/SC - A chegada da alta temporada motivou a reivindicação do professor e vereador Juliano Bernardes (PMDB) acerca da conservação do Morro do Cristo, um dos principais pontos turísticos de Barra Velha, localizado no centro da cidade. De acordo com o parlamentar, em discurso no plenário dia 17 de outubro, a manutenção e a poda do local são urgentes.
“O mato está atrapalhando a visão dos visitantes”, apontou ele. “Não há lixeiras, os acessos precisam ser melhorados, e precisa de maior sinalização turística indicando a existência do local”, detalhou o parlamentar. Outro ponto preocupante, segundo o vereador, é uma rachadura observada num dos braços da estátua maior do Cristo.
“A rachadura pode não ser nada, mas pode ser indicativo de um problema estrutural mais grave”, destacou o vereador. “Inclusive, eu já reivindiquei uma avaliação em discurso na Câmara, no início do ano”, pontuou Bernardes. Na visão de Juliano, é preciso avaliar estruturalmente a estátua, para dar garantias aos seus visitantes. “Imaginem se acontece alguma tragédia no local”, alertou o parlamentar.
Juliano também cobrou a abertura da sede da Fundação Municipal de Turismo, Esporte e Cultura (Fumtec) nos feriadões, e antecipação de um calendário de funcionamento nos finais de semana, durante a alta temporada. “A secretaria de turismo estava fechada no feriadão de 12 de outubro, mesmo com a cidade cheia de visitantes”, acusou ele.

 
Educadora Antonina Damásio Ramos é a nova presidente do CMDCA de Barra Velha
Sáb, 26 de Agosto de 2017 14:32

Barra Velha/SC - A educadora Antonina Damásio Ramos assumiu nesta terça-feira, dia 22 de agosto, a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), após o término do mandato de Marilise Klaus Ensfeldt à frente do conselho. A posse ocorreu no Plenário Getúlio Bittencourt, da Câmara de Vereadores, com a presença de representantes da Prefeitura e de órgãos não-governamentais, além do prefeito Valter Zimmermann (DEM).
Os membros da nova formação foram nomeados pelo prefeito Valter no último dia 14 de agosto. Os representantes do governo integram as secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, além da Polícia Militar e Bombeiros Militares.
Antonina será a nova presidente, e terá como gestora do Fundo da Infância e Adolescência a secretária adjunta de Saúde, Vera Lucia Pereira Santin. Patrícia Ribeiro e Adriana Cunha (Assistência Social); Ruth Bernardes e Márcia Rodrigues Fagundes (Educação); Ivone Henrique e Kátia Regina da Silva (Saúde) também integram o CMDCA, assim como o tenente Ruy Florêncio Teixeira Júnior e o soldado Ricardo Polidoro (Polícia Militar), e Nelson Delalata e Gabriel Zappelini Nunes (Bombeiros Militares).
Já Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Comunitária do Desenvolvimento de Itajuba (ACDI), Associação de Bombeiros Comunitários e Associação de Moradores da Quinta dos Açorianos, integram as entidades não-governamentais do conselho, juntamente com a Associação Cozinha Comunitária Iolanda Brugnago. Da sociedade civil, as organizações integrantes são a Associação Casa do Oleiro e a Associação de Pais e Professores da Escola Reunida Municipal Prefeito Bernardo Aguiar.
Os demais integrantes são Rosana Michereff e Carla Gomes (Apae); Maria Akad Silva e Cleber de Souza (ACDI), Deisy David e André Luiz Fischer Pontes (bombeiros comunitários), a própria Antonina juntamente com Vera Santin (Cozinha Comunitária) e Agenor Cunha e Cleusa Veríssimo (Quinta dos Açorianos). A relação é completa com Verona Toscan Costa e Paulo Valeze (Casa do Oleiro) e Vivian Maia e Basan Nsaif (APP Bernardo Aguiar).
Em seu discurso, Antonina reforçou a importância do voluntariado e principalmente, dos rumos dados às políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes da cidade, lembrando que assegurar os direitos da infância é urgente e inadiável. A educadora também lembrou do crescimento acelerado de Barra Velha, o que exigiu não só a consolidação do CMDCA, mas também a correta gestão do FIA.
O prefeito Valter saudou a anterior e a nova presidente, além de lembrar da necessidade da ampliar a estrutura para capacitar os jovens aprendizes, para que as crianças não sejam exploradas, mas possam ter o início de sua entrada no mercado de trabalho de forma bem orientada. “Asseguraram o direito das crianças, dos menores, e isso foi muito importante, mas esqueceram de construir universidades públicas, escolas; não adianta proibir o trabalho infantil sem investir na correta forma para o menor ter seu aprendizado”, comentou Valter.

 
Agentes Municipais de Saúde auxiliam pacientes com informações sobre horários de atendimento e encaminhamento de consultas médicas
Seg, 14 de Agosto de 2017 14:12

Barra Velha/SC - Os agentes municipais de Saúde têm a função de mapear todos os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Para isso, 46 agentes de Barra Velha atuam diariamente realizando visitas domiciliares, prestando esclarecimentos e encaminhando consultas médicas.
As informações obtidas nestas visitas são transferidas para o software interno da Secretaria Municipal de Saúde. Dessa forma, os dados de cada paciente são arquivados e consultados quando o mesmo busca atendimento. Assim, quando o cidadão vai à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou ao Pronto Atendimento 24 horas, o profissional da saúde tem acesso imediato ao quadro clínico do paciente, o que facilita o atendimento principalmente em casos de emergência.
Cada agente é responsável por uma área de aproximadamente 700 pessoas. Todos os moradores são entrevistados e têm seu grau de saúde avaliado, além de receberem orientações quanto aos horários de consulta médica, campanhas de vacinação e cirurgias. Vale lembrar que os agentes de Saúde repassam informações importantes para a Vigilância Sanitária e Assistência Social, como os casos de extrema pobreza ou risco de doenças contagiosas.
Para que o trabalho tenha resultado positivo, é importante a colaboração da comunidade ao receber a visita, além de prestar as informações solicitadas pelos agentes. A atuação em conjunto da comunidade e dos servidores é fundamental para a melhoria da Saúde Municipal.

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL