Barra Velha
Educadora Antonina Damásio Ramos é a nova presidente do CMDCA de Barra Velha
Sáb, 26 de Agosto de 2017 14:32

Barra Velha/SC - A educadora Antonina Damásio Ramos assumiu nesta terça-feira, dia 22 de agosto, a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), após o término do mandato de Marilise Klaus Ensfeldt à frente do conselho. A posse ocorreu no Plenário Getúlio Bittencourt, da Câmara de Vereadores, com a presença de representantes da Prefeitura e de órgãos não-governamentais, além do prefeito Valter Zimmermann (DEM).
Os membros da nova formação foram nomeados pelo prefeito Valter no último dia 14 de agosto. Os representantes do governo integram as secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, além da Polícia Militar e Bombeiros Militares.
Antonina será a nova presidente, e terá como gestora do Fundo da Infância e Adolescência a secretária adjunta de Saúde, Vera Lucia Pereira Santin. Patrícia Ribeiro e Adriana Cunha (Assistência Social); Ruth Bernardes e Márcia Rodrigues Fagundes (Educação); Ivone Henrique e Kátia Regina da Silva (Saúde) também integram o CMDCA, assim como o tenente Ruy Florêncio Teixeira Júnior e o soldado Ricardo Polidoro (Polícia Militar), e Nelson Delalata e Gabriel Zappelini Nunes (Bombeiros Militares).
Já Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Comunitária do Desenvolvimento de Itajuba (ACDI), Associação de Bombeiros Comunitários e Associação de Moradores da Quinta dos Açorianos, integram as entidades não-governamentais do conselho, juntamente com a Associação Cozinha Comunitária Iolanda Brugnago. Da sociedade civil, as organizações integrantes são a Associação Casa do Oleiro e a Associação de Pais e Professores da Escola Reunida Municipal Prefeito Bernardo Aguiar.
Os demais integrantes são Rosana Michereff e Carla Gomes (Apae); Maria Akad Silva e Cleber de Souza (ACDI), Deisy David e André Luiz Fischer Pontes (bombeiros comunitários), a própria Antonina juntamente com Vera Santin (Cozinha Comunitária) e Agenor Cunha e Cleusa Veríssimo (Quinta dos Açorianos). A relação é completa com Verona Toscan Costa e Paulo Valeze (Casa do Oleiro) e Vivian Maia e Basan Nsaif (APP Bernardo Aguiar).
Em seu discurso, Antonina reforçou a importância do voluntariado e principalmente, dos rumos dados às políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes da cidade, lembrando que assegurar os direitos da infância é urgente e inadiável. A educadora também lembrou do crescimento acelerado de Barra Velha, o que exigiu não só a consolidação do CMDCA, mas também a correta gestão do FIA.
O prefeito Valter saudou a anterior e a nova presidente, além de lembrar da necessidade da ampliar a estrutura para capacitar os jovens aprendizes, para que as crianças não sejam exploradas, mas possam ter o início de sua entrada no mercado de trabalho de forma bem orientada. “Asseguraram o direito das crianças, dos menores, e isso foi muito importante, mas esqueceram de construir universidades públicas, escolas; não adianta proibir o trabalho infantil sem investir na correta forma para o menor ter seu aprendizado”, comentou Valter.

 
Agentes Municipais de Saúde auxiliam pacientes com informações sobre horários de atendimento e encaminhamento de consultas médicas
Seg, 14 de Agosto de 2017 14:12

Barra Velha/SC - Os agentes municipais de Saúde têm a função de mapear todos os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Para isso, 46 agentes de Barra Velha atuam diariamente realizando visitas domiciliares, prestando esclarecimentos e encaminhando consultas médicas.
As informações obtidas nestas visitas são transferidas para o software interno da Secretaria Municipal de Saúde. Dessa forma, os dados de cada paciente são arquivados e consultados quando o mesmo busca atendimento. Assim, quando o cidadão vai à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou ao Pronto Atendimento 24 horas, o profissional da saúde tem acesso imediato ao quadro clínico do paciente, o que facilita o atendimento principalmente em casos de emergência.
Cada agente é responsável por uma área de aproximadamente 700 pessoas. Todos os moradores são entrevistados e têm seu grau de saúde avaliado, além de receberem orientações quanto aos horários de consulta médica, campanhas de vacinação e cirurgias. Vale lembrar que os agentes de Saúde repassam informações importantes para a Vigilância Sanitária e Assistência Social, como os casos de extrema pobreza ou risco de doenças contagiosas.
Para que o trabalho tenha resultado positivo, é importante a colaboração da comunidade ao receber a visita, além de prestar as informações solicitadas pelos agentes. A atuação em conjunto da comunidade e dos servidores é fundamental para a melhoria da Saúde Municipal.

 
Câmara abrirá espaço para audiência sobre 'outorga onerosa' e alterações em lei urbana
Seg, 14 de Agosto de 2017 14:12

Barra Velha/SC - A Câmara de Barra Velha abre espaço neste dia 9 de agosto, quarta-feira, para a Audiência Pública solicitada pela Prefeitura local a fim de debater as alterações pretendidas em dois itens para a Lei Complementar 63, de 17 de novembro de 2008. A audiência inicia a partir das 9h da manhã, no Plenário Getúlio Bittencourt, na sede da Casa Legislativa.
No entendimento dos parlamentares barra-velhenses, a alteração da lei, que instituirá a chamada "outorga onerosa" permitindo a construção de prédios superiores a 12 andares na cidade, além de instituir novas zonas no perímetro urbano local, é de interesse de toda a comunidade.
Integrantes do mercado imobiliário, empreendedores, hoteleiros, comerciantes e demais representantes ligados ao trade turístico podem e devem participar, assim como a comunidade em geral. Já houve uma primeira e específica reunião de detalhamento dos interesses da Prefeitura, semanas atrás, com integrantes do mercado imobiliário e também com os vereadores locais. A Audiência Pública foi uma exigência feita desde o início da proposição da lei pelo vereador e professor Juliano Bernardes (PMDB).

 
Município recupera mais de 2 milhões de reais por meio do Refis
Sáb, 29 de Julho de 2017 14:26

Barra Velha/SC - O Programa de Recuperação Fiscal – Refis, destinado a promover a regularização de tributos como impostos e contribuição de melhorias e taxas lançados até 31 de dezembro de 2016, recuperou R$ 2.019.788,63 aos cofres do município. Os contribuintes que estavam inadimplentes com o pagamento de créditos tributários municipais puderam regularizar os débitos entre fevereiro e junho de 2017 através do Refis.
De acordo com o setor de cadastro da Prefeitura de Barra Velha, foram realizados 1650 atendimentos durante os cinco meses do Refis, entre pagamentos parcelados e à vista. Os créditos de IPTU, Contribuição de Melhoria e multas por infração, exceto multa por infração de trânsito, puderam ser quitadas em parcelas mensais iguais, sendo a primeira no ato do requerimento e as demais de 30 em 30 dias. O valor mínimo de parcela foi de 50 reais para pessoa física e 100 reais para pessoa jurídica, o parcelamento pôde ser feito em até 48 vezes.

 
Motoristas e monitores de ônibus da rede municipal participam de palestra
Sáb, 29 de Julho de 2017 14:25

Barra Velha/SC - A psicóloga da Secretaria de Educação, Sandra Sirena, realizou a palestra “inteligência Emocional no Transporte Escolar” oferecida aos motoristas e monitores da rede municipal, na última terça-feira, 18 de julho. Visto que os profissionais exercem a responsabilidade de transportar crianças e adolescentes diariamente, é importante que tenham autocontrole emocional para lidar com situações adversas do cotidiano.
No encontro, Sandra ressaltou a importância em desenvolver a inteligência emocional no trânsito, buscando o equilíbrio para lidar com os outros. A secretária da Semec, Rosemary da Silva Santos, participou da palestra e repassou orientações importantes para os profissionais presentes.

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL