CERCA DE 80% DOS HOTÉIS E POUSADAS DE PENHA NÃO POSSUEM ALVARÁ
Seg, 05 de Fevereiro de 2018 16:02

Penha/SC - Uma operação iniciada esta semana pelos Bombeiros Militares, visando fiscalizar e vistoriar hotéis e pousadas em Penha, identificou que 80% desses estabelecimentos, não possuem alvará.
Com uma quantidade de aproximadamente 400 entre hotéis e pousada nos sites de reservas, as informações apontam que 80% delas (pousadas), não possuem cadastro junto ao Corpo de Bombeiros, entre os cadastrados, apenas pouco mais de 60 pousadas e hotéis estão regularizados.
De acordo com o tenente Felipe Daniel da Silva, comandante do quartel dos Bombeiros em Penha e Balneário Piçarras, “a fiscalização foi motivada pelas denúncias que a corporação vinha recebendo. Há casos em que o quarto reservado não possui sequer janelas”.
Outras irregularidades incluem o espaço inadequado para atividade comercial, como: corredores estreitos e falta de extintores de incêndio. Dos 54 estabelecimentos visitados pela fiscalização, nenhum tinha autorização dos Bombeiros para funcionar.
Desde que começaram os trabalhos da operação, os Bombeiros perceberam que algumas pousadas retiraram a placa de identificação na tentativa de ludibriar a vistoria. O comando informou ainda que os locais a serem visitados já foram identificados e que tentativas de obstrução rendem multa imediata, cujo valor é estabelecido em R$ 2 mil.
Nos demais casos, as irregularidades não serão punidas de imediato. Os proprietários terão seis meses para fazer as adequações necessárias. Quem cumprir as recomendações dentro do prazo não será multado.
Com esta evasão, o município deixa de arrecadar, já que há uma estimativa de 60% de hotéis e pousadas sem registro junto a prefeitura. Diante desses números, fica comprovado que há uma evasão de divisas, dificultando ainda mais a administração pública.