Prefeitura de Penha realiza leilão de veículos, maquinários e sucatas dia 05/12
Sáb, 25 de Novembro de 2017 20:37

Penha/SC - Após um levantamento feito pelo setor de patrimônio e secretaria de administração da prefeitura de Penha, o governo municipal decidiu leiloar todo maquinário, veículos e sucatas que estavam além do conserto, ou cujo conserto seria mais dispendioso para o município do que adquirir novos equipamentos.
“Quando chegamos o pátio da prefeitura parecia um ferro velho”, comenta o secretário de serviços urbanos, João Batista Porto. Muitos carros, caminhões, máquinas sem funcionar, e além do conserto. Sem contar aqueles que estavam numa oficina em Blumenau, também enferrujando sem poderem ser reparados.
Devido a estes exemplos, a nova gestão do governo municipal decidiu por uma mudança de postura em relação ao maquinário: “Muitas prefeituras estão optando por locação de equipamento, ao invés de comprar máquinas novas e caras que logo deterioram e acabam virando um prejuízo para o município”, explica o secretário de administração de Penha, Diego Luís Matiello. Por isso, com exceção de máquinas e veículos que a prefeitura consiga através de verbas dos governos federal e estadual destinada para esses fins, ou equipamento de uso integral das secretarias que seja mesmo necessário a aquisição, a nova orientação é pela locação, como foi recentemente feito em licitação.
Quanto ao equipamento antigo, o governo municipal resolveu por tentar obter o melhor proveito dele ao descarta-lo, através de um leilão: “Nenhum equipamento da prefeitura, mesmo inutilizável, pode ser jogado fora. Ele deve ficar no almoxarifado. A não ser que seja vendido ou doado pela prefeitura”, explica o secretário de administração.
Uma comissão técnica foi então nomeada, para averiguar quais bens móveis seria possível vender, rendendo recursos que serão inclusive investidos na compra ou locação de novas máquinas e veículos. Com a ajuda de um leiloeiro, foi feita a cotação de preços iniciais dos objetos, que serão colocados em leilão no próximo dia 05 de dezembro, às 10 horas, nas dependências da Câmara de Vereadores de Penha.
A perspectiva é sempre que o valor arrecado suba para além dos lances iniciais, mas a realidade é que alguns dos bens leiloados só a lataria e peças servem. Outros podem ser consertados ou reformados. Cada maquinário é um caso diferente”, explica Diego.
Entre os veículos estão carros, caminhonetas, ambulância, van, ônibus, Kombi, trator, motoniveladora, retroescavadeira, entre vários outros maquinários. “Vamos dar uma nova cara para o pátio da prefeitura depois desse leilão”, comemora o Secretário de Serviços Urbanos, que tem expectativa de que o dinheiro arrecadado ajude a equipar melhor o seu setor no ano que vem.