Cultivos de ostras e mexilhões estão interditados no litoral de Santa Catarina
Seg, 23 de Outubro de 2017 18:21

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca interditou o cultivo de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões em todo o litoral de Santa Catarina nesta quinta-feira (19). O motivo foi a presença de uma toxina paralisante, encontrada em Porto Belo, no Litoral Norte. Com a interdição, ficaram proibidas a retirada, venda e o consumo de moluscos.
A toxina paralisante foi detectada em exames laboratoriais tanto da água quanto de moluscos em cultivos da localidade de Ilha João da Cunha. Segundo a secretaria, o litoral catarinense foi interditado como forma de prevenção. A presença da toxina na água não representa risco aos banhistas.
Toxina
De acordo com a pasta, a toxina pode causar diarreia, náuseas, vômitos, dores abdominais e perda de sensibilidade nas extremidades do corpo. Em casos mais graves, pode causar paralisia generalizada e morte por falência respiratória.
A Secretaria de Agricultura alerta que essas toxinas não são degradadas com o cozimento ou o processamento dos alimentos. Como os moluscos são filtradores, independentemente de serem cultivados ou não, podem acumular as toxinas.

Leia mais...
 
Professores recebem comenda do Legislativo Penhense
Seg, 23 de Outubro de 2017 18:17

Penha/SC - Na segunda feira (16) a Câmara de Vereadores de Penha realizou a entrega do Prêmio Professor Comprometido – Professora Ivone Nympha Maia Adriano. A comenda é oferecida pelo Legislativo Penhense no primeiro e terceiro ano de cada legislatura, durante a semana em que se comemora o dia do professor (conforme prevê a Resolução nº 8/2014).

Leia mais...
 
Câmara de Penha inaugura a Procuradoria Especial da Mulher
Seg, 23 de Outubro de 2017 18:12

Penha/SC - O público lotou o Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca na noite de quinta-feira (19), durante a solenidade de instalação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da Câmara de Vereadores de Penha. O evento contou com a participação de diversas autoridades que prestigiaram a ação da CVP, o primeiro Legislativo Municipal do Estado de Santa Catarina a instalar a procuradoria voltada para a garantia dos direitos das mulheres.

Leia mais...
 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL