Cultivos de ostras e mexilhões de Santa Catarina estão livres da toxina paralisante
Sáb, 02 de Dezembro de 2017 12:10

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca anuncia que todas as áreas de cultivos de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões de Santa Catarina estão desinterditadas. Portanto, está liberada a retirada, a comercialização e o consumo destes animais e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia.
As últimas localidades interditadas eram Laranjeiras, em Balneário Camboriú, e Praia Alegre, em Penha. Com o segundo resultado negativo para presença da toxina paralisante (PSP), nesta terça-feira, 28, elas foram liberadas.
Interdição
Desde o dia 19 de outubro, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) monitora a presença de toxina paralisante (PSP) nos cultivos catarinenses. A princípio todo Litoral foi interditado de forma preventiva. Desde então, aconteceram liberações das áreas não contaminadas.
Santa Catarina é o único Estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo através do Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos. Esse programa existe em todos os países que possuem uma produção expressiva de moluscos, e é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva.

 
Ação de Limpeza do Rio Piçarras recolhe mais de 300 kg de lixo
Sáb, 02 de Dezembro de 2017 12:09

Balneário Piçarras/SC - Pneu, guarda-sol, televisão, cadeira de praia e outros 335,8 quilos de lixo foram retirados das margens e de dentro do Rio Piçarras na manhã desta quinta-feira, 30 de novembro. A ação de limpeza reuniu amantes da pesca, da natureza e do mergulho para promover a conscientização e preservação do Rio Piçarras. A limpeza ocorreu no trecho entre a ponte da Rua 700 e a ponte de divisa de Balneário Piçarras e Penha. A realização aconteceu em conjunto pela Prefeitura Municipal e o Grupo de Trabalho (GT) Náutico de Balneário Piçarras, contando com a colaboração da Colônia de Pescadores, marinas, Corpo de Bombeiros, CDL, Recicle, Fundação do Meio Ambiente de Blumenau e a Escola Náutica Ilha Mar.

Leia mais...
 
Prefeitos de Penha e Balneário Piçarras buscam recursos para uma nova ponte
Sáb, 02 de Dezembro de 2017 12:06

Na manhã desta sexta-feira, dia 1º, os prefeitos de Penha, Aquiles da Costa, e de Balneário Piçarras, Leonel Martins, estiveram reunidos com os deputados estaduais Jean Kuhlman e Darci de Matos (PSD) os presidentes dos CDL de Penha João Sensi e de Balneário Piçarras, Fábio Emérito Silva, e os vice-prefeitos de Penha, Lindomar Schulle e Balneário Piçarras Flávio Tironi, para tratar da reivindicação da construção de uma nova ponte sobre Rio Piçarras, na divisa dos dois municípios. O encontro aconteceu no kartódromo Beto Carrero.

Leia mais...
 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL